Quais os lugares mais arriscados para ir com crianças durante a pandemia
Associação norte-americana divulgou um gráfico ranqueando várias atividades de acordo com o perigo que cada uma oferece de contrair a Covid-19.
Mesmo que o avanço do novo coronavírus ainda não tenha sido contido, algumas cidades já estão flexibilizando a quarentena e reabrindo gradualmente o comércio. Em São Paulo, por exemplo, bares e restaurantes foram autorizados a retomarem as atividades no dia 6 de junho, e na segunda-feira (13), parques e academias voltaram a funcionar.
Mas, afinal, será que já é seguro sair com as crianças? Sabemos que, apesar de os pequenos serem na maioria das vezes assintomáticos para a doença, a recomendação geral ainda é de esperar a pandemia desacelerar e, se decidir sair, tomar bastante cuidado – ainda mais se for visitar os avós, viu?
Muitas cidades ao redor do mundo também estão no mesmo fluxo de reabertura, cada uma levando em consideração a sua realidade. E foi pensando nisso que a a organização norte-americana Texas Medical Association elaborou, no início do mês, um gráfico ranqueando algumas atividades comuns, com base no tamanho do risco de infecção por Covid-19 que elas representam.
A imagem, que recebeu o nome de “Conheça o seu risco”, classifica cada item de 1 a 10 – sendo os números mais baixos aqueles de menor risco e os mais altos os que possuem perigo maior – considerando um panorama em que os participantes das atividades elencadas estão seguindo os protocolos de segurança quando possível.
Vale deixar claro que os níveis foram organizados de acordo com a situação dos Estados Unidos, com dados coletados com a contribuição dos médicos da Força-Tarefa COVID-19 da TMA e de seu Comitê de Doenças Infecciosas. Apesar de não serem reflexo da situação no Brasil, vale pensar num paralelo com nossa realidade.
Por lá, entre as atividades de baixo risco, temos:
- receber delivery de comida
- jogar tênis
- acampar
Já nas de risco moderado baixo, estão inclusas:
- frequentar parquinhos infantis por 1 hora (veja os mitos e verdades de sair de casa com os pequenos)
- caminhar, correr ou andar de bicicleta com outras pessoas
- comer em restaurantes ao ar livre
- frequentar um hotel por dois dias
O perigo aumenta para risco moderado em situações como:
- ir à praia
- ir ao shopping
- churrascos na casa de famílias amigas
- visitar idosos em suas casas
- nadar em piscina pública
- mandar as crianças para a escola ou creche. Confira, por aqui, quais são as recomendações dos pediatras para a reabertura das escolas pós-pandemia.
Na faixa de risco moderado alto, a associação alerta para:
- ir aos salões de beleza e barbearias – que também já estão abertos na capital paulista desde o dia 6
- comer em restaurantes com salão fechado
- jogar basquete ou futebol
- viajar de avião
- ir à casamentos
- abraços e apertos de mão
Por fim, o maior alerta vai para locais como:
- cinema
- igrejas
- restaurantes self-service
- parques de diversões
- estádios de futebol e grandes shows