Aconteceu nesta quinta-feira (5/10), um bate-papo como parte da campanha Disney Brincar e Doar, que celebra o Dia das Crianças deste ano transformando brincadeira em doação. Além disso, o projeto objetiva incentivar pais e filhos a passarem mais tempo juntos – e com qualidade!
No escritório da Walt Disney Company Brasil, em São Paulo, a palestrante Carolina Delboni falou sobre o tema para uma plateia de convidados especiais. Ela é pedagoga e educadora, especialista no comportamento adolescente e pós-graduada em educação com foco na primeira infância.
A conversa foi aberta por Lucas Younis, líder de marketing da área responsável por produtos de consumo, jogos e publicações da Disney no Brasil, que apresentou o Instituto Gerando Falcões, parceiro nessa linda campanha. “Muito mais do que uma data especial, a gente sempre apoia projetos como esse”, destacou, reforçando a importância da ação social.
A brincadeira no desenvolvimento infantil
“Quanto nós esvaziamos o conceito de tempo de qualidade? Ouvimos tanto que a qualidade importa mais que a quantidade, que acabamos esvaziando essa ideia”, Carolina propôs como reflexão, lembrando que nossa noção de tempo atual é muito diferente da que se tinha antigamente.
A palestrante falou ainda sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil em diferentes áreas – a criativa, a relação com o próximo, a cognitiva, entre tantas outras. “É pela brincadeira que a criança vai se reconhecendo no mundo”, afirmou.
“A criança se desenvolve a partir da brincadeira. Isso é vital.”
Carolina Delboni
Mas como incluir a brincadeira com os filhos na correria do dia a dia? Convidar os pequenos para as tarefas do cotidiano, como na cozinha, é uma ótima maneira para começar. “O brincar não, necessariamente, está só no brinquedo físico. Assim, vai se construindo uma relação, o que vai te levar a ser capaz de sentar no chão e brincar”, disse. Além disso, relacionar-se com os pais (e também avós) é muito diferente do que apenas com crianças, “e isso é muito importante na infância“, reforçou Carolina.
Brincando com os filhos
Em seguida, Juliana Costa, redatora-chefe de BEBÊ, participou de um talk sobre o assunto, tão importante para os pequenos, sobretudo nos primeiros anos. “Ser capaz de brincar tem impacto também sobre a vida do próprio adulto. Estamos tão preocupados com o desenvolvimento da criança, que acabamos esquecendo dos benefícios para a gente também”, ressaltou a jornalista.
Juliana questionou ainda o hábito de interferir na brincadeira dos pequenos, quando eles estão concentrados sozinhos. Como saber, afinal, se é hora de tentar entrar na ilusão deles? “Quando a criança quer a presença do adulto, ela pede. Deixa ela brincar; se quiser, observe”, explicou Carolina Delboni. Afinal, a brincadeira compartilhada é muito boa, mas o momento de concentração é essencial para o desenvolvimento infantil.
A plateia, formada por mães, pais e outros especialistas, contou ainda com perguntas e comentários enriquecedores, abordando temas como os limites na infância, o racismo, o papel da escola e outros.
Campanha Brincar e Doar
A parceria entre a Disney e o Instituto Gerando Falcões vai reverter cada hora brincada em R$ 50 de doação. Para participar é muito simples: publique uma foto brincando em família e use a hashtag #DisneyBrincarEDoar. Cada post representa uma hora de brincadeira. A campanha disponibiliza também 10 espaços físicos (com áreas de recreação e cronômetros) em lojas de brinquedos de todo o Brasil. Basta que as pessoas entrem e brinquem – assim, a contagem é iniciada. São Paulo, Curitiba, Recife e Manaus estão entre as cidades participantes.
Para contabilizar as doações, foi instalado um “Brinquedômero” na Avenida Paulista (na altura do número 1.776) e todas as informações estão disponíveis no site da campanha: www.brincaredoar.com.br.
Doar nunca foi tão gostoso, não é mesmo?! Participe! A campanha termina no dia 12 de outubro.