Continua após publicidade

Revista elege os 10 “melhores” vilões da Disney de todos os tempos

Ou seriam os piores? A Variety divulgou o ranking com os personagens malvados mais icônicos do estúdio. Será que você concorda?

Por Carla Leonardi
30 jul 2023, 10h00

Quem não sofreu com Mufasa sendo morto pelo próprio irmão, o terrível Scar, em O Rei Leão? Ou não sentiu um frio na espinha com Cruella de Vil planejando usar a pele dos filhotinhos de Os 101 Dálmatas para fazer um casaco? Sem dúvidas, a Disney criou animações inesquecíveis, repletas de figuras que ganharam o coração das crianças… E outras de arrepiar os cabelos!

Em comemoração aos 100 anos da companhia, a revista americana Variety divulgou um ranking com os 10 melhores (ou seriam piores?) vilões da Disney de todos os tempos. Do último para o primeiro, vamos à lista!

+ AINDA NÃO TEM O DISNEY+? ASSINE AQUI.

10. Jafar, de Aladdin

O feiticeiro do filme lançado em 1992 era o Vizir Real de Agrabah, cidade governada pelo pai de Jasmine, o Sultão, onde se passa a história. Esse grande vilão e antagonista, segurando seu cajado de naja que solta fogo, é uma figura ambiciosa e que não vê limites para recuperar a lâmpada mágica e ter poder. Alto, magro e com roupas extravagantes, esse é, sem dúvidas, um dos grandes vilões da Disney. Aladdin virou live-action em 2019, estrelado por Will Smith como Gênio.

🎥: Assista ao filme no Disney+

9. Capitão Gancho, de As Aventuras de Peter Pan

Com tiradas engraçadas e um timing preciso, o pirata que vive na Terra do Nunca tem essa alcunha por usar um gancho no lugar da mão esquerda, perdida em um duelo com Peter Pan e devorada pelo crocodilo. Por isso, ele jura se vingar do garoto que não queria crescer. O filme de 1953 é até hoje um clássico do cinema infantil.

Continua após a publicidade

8. Humanos, em Bambi

Ainda mais antigo que Peter Pan, Bambi (1943) faz corações em pedacinhos ao retratar a maldade humana. No filme, a mãe do pequeno cervo é morta por caçadores. Aqui, o vilão não tem uma cara, mas talvez assuste até mais que os outros…

🎥: Assista ao filme no Disney+

7. Madrasta Malvada (Lady Tremaine), de Cinderela

Foi com o filme de 1950 da garota órfã que perdeu o sapatinho de cristal que aprendemos (erroneamente, é verdade…) que madrastas são más. Cruel, amarga e de coração gelado, Lady Tremaine tortura Cinderela psicologicamente e faz a jovem trabalhar incansavelmente no castelo que era da própria família. Sua figura esguia e séria é acompanhada pelo gato de estimação, o Lúcifer. A narrativa deu origem a um live-action lançado em 2015.

Continua após a publicidade

🎥: Assista ao filme no Disney+

6. Yzma, de A Nova Onda do Imperador

Contrariando a lógica de selecionar apenas os grandes clássicos, a Variety acrescentou Yzma, de A Nova Onda do Imperador (2000), à lista. A escolha não é à toa: a figura excêntrica, tanto na forma e nos gestos quanto na voz é realmente memorável. É ela que, despedida da função de conselheira pelo Imperador Kuzko, decide matá-lo, mas por uma trapalhada de seu assistente, o transforma em lhama.

🎥: Assista ao filme no Disney+

5. Gastão (Gaston), de A Bela e a Fera

Músculos, boa aparência e pouca inteligência… Nesse personagem, são a arrogância e o narcisismo que se destacam. Grosseiro e egoísta, cultiva a vaidade acima de tudo, tornando-se um vilão caricato e que acaba tirando risadas pela famosa “vergonha alheia” do público. É ele quem lidera a caça à Fera e faz de tudo para acabar com a vida dela. A história já inspirou alguns live-actions, sendo um dos mais famosos o de 2017, com Emma Watson no papel da Bela.

Continua após a publicidade

🎥: Assista ao filme no Disney+

4. Cruella de Vil, de 101 Dálmatas

“Cruella, Cruel… É mais traiçoeira que uma cascavel” – quem não cantou esses versos que embalaram a vilania da terrível herdeira em Os 101 Dálmatas? A animação de 1961 – e, depois, o filme de 1996 – apresentaram aos pequenos a assustadora história da mulher que queria usar a pele de 99 filhotinhos caninos para fazer um casaco. Em 2021, a vilã ganhou sua própria narrativa em um live-action estrelado por Emma Stone.

🎥: Assista ao filme no Disney+

3. Úrsula, de A Pequena Sereia

Uma bruxa do mar roxa e com tentáculos de polvo. Só isso bastaria para um figura inesquecível, mas a maldade da personagem que rouba a voz de Ariel em troca de dar pernas à sereia, entre outras artimanhas, levou Úrsula ao terceiro lugar da lista! Acompanhada por uma dupla de moreias terríveis – que ganham um aspecto ainda pior no live-action que chegou aos cinemas neste ano – a vilã é uma das grandes personagens da Disney.

Continua após a publicidade

🎥: Assista ao filme no Disney+

2. Scar, de O Rei Leão

Dez entre dez crianças arregalaram os olhos e ficam com o coração apertadinho ao ver Mufasa morrer por uma armadilha arquitetada pelo irmão, Scar. No filme de 1994 (que virou live-action em 2019), o tio do pequeno Simba também conta com comparsas maléficas, as assustadoras hienas, para matar o irmão e roubar o trono. Sarcástico e cruel, é uma das grandes representações de até onde a ambição pode chegar.

🎥: Assista ao filme no Disney+

1. Malévola, de A Bela Adormecida

No filme de 1959, Aurora é amaldiçoada por Malévola a espetar o dedo em uma roca e cair em sono profundo ao completar 16 anos de vida. Autoproclamada “Senhora de Todo o Mal”, resolve se vingar da família da menina ao não ser convidada para o seu batizado. A figura fascinante, com chifres diabólicos, roupas arrebatadoras e um grande cetro ainda se transforma em um imenso dragão, conquistando o primeiro lugar da lista. Nada mais justo – a clássica dos clássicos lidera a lista com louvor.

Continua após a publicidade

Em 2014, o filme estrelado por Angelina Jolie deu uma nova – e linda – roupagem à vilã.

🎥: Assista aos filmes no Disney+

AINDA NÃO TEM O DISNEY+? ASSINE AQUI.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade