Continua após publicidade

O que a princesa da Disney favorita de uma criança pode dizer sobre ela

Veja as principais características das personagens e qual é o perfil psicológico MBTI de cada uma!

Por Da Redação
Atualizado em 7 fev 2023, 16h29 - Publicado em 7 fev 2023, 16h29
 (PeopleImages/Getty Images)
Continua após publicidade

Gostar mais da garota presa no alto de uma torre ou preferir a sereia que vive no mar? A escolha pode até parecer aleatória, mas a especialista em personalidade Susan Storm garante que, olhando com cuidado, é possível reconhecer algumas características das crianças de acordo com a personagem favorita delas.

No site Psychology Junkie, ela escolheu algumas princesas da Disney para exemplificar traços dos perfis psicológicos da chamada Tipologia de Myers-Briggs (MBTI, sigla originada do termo em inglês), uma espécie de indicador inspirado nos trabalhos do psicanalista Carl Jung.

Antes de tudo, porém, é importante ressaltar que a ideia do MBTI não é simplesmente classificar as pessoas, mas ajudá-las a entender quais são suas áreas de maior força ou fraqueza. Além disso, Susan não percorre todos os 16 perfis psicológicos, mas alguns deles que conseguiu identificar nas queridinhas personagens. Isso posto, vamos às princesas! O que a princesa da Disney favorita de uma criança pode dizer sobre ela

Ariel – ENFP

Para Susan, a protagonista de A Pequena Sereia é uma representante perfeita do perfil ENFP (das palavras em inglês “extroversão”, “intuição”, “sentimento” e “percepção”). Ariel vive num mundo fora do tradicional e busca por liberdade e descoberta, segundo a especialista. “Assim como a maioria dos ENFPs, ela segue o coração – mesmo quando os outros tentam desencorajá-la”, explica. Ao escolher a vida fora na água, a personagem representa a coragem para assumir riscos. Por outro lado, tende a não ter tanta consciência de suas responsabilidades.

Bela – INFP

A sonhadora protagonista de A Bela e A Fera é, para Susan, um clássico exemplo de INFP (das palavras em inglês “introversão“, “intuição”, “sentimento” e “percepção”). Perspicácia e curiosidade são algumas das principais características da princesa, que usa livremente o instinto enquanto está presa no castelo da Fera. A garota permanece fiel a seus valores, mesmo que isso custe sua liberdade.

Alice – INTP

Apesar de a protagonista de Alice no País das Maravilhas não ser considerada tecnicamente uma princesa, Susan escolheu a personagem para representar a personalidade INTP (das palavras em inglês “introversão”, “intuição”, “pensamento” e “percepção”). Levada pela curiosidade, é “analítica, cética e ama debater os assuntos que encontra pelo caminho”, diz a especialista. Alice é capaz de pensar logicamente mesmo nas situações mais absurdas, mas sem deixar a intuição de lado.

Continua após a publicidade

Mirabel – ENFJ

Para Susan, a heroína da Família Madrigal é uma ótima referência para a ENFJ (das palavras em inglês “extroversão”, “intuição”, “sentimento” e “julgamento”). Ansiando por achar seu lugar na família, Mirabel representa a busca por ser útil e tentar enxergar as coisas por outros pontos de vista. Apesar de ter dificuldades para encontrar seu dom, a garota se esforça para manter a família unida e também recorre à intuição para isso.

Protagonista-Mirabel-de-Encanto

Elsa – INFJ

A protagonista de Frozen é, para a especialista, um bom exemplo da personalidade INFJ (das palavras em inglês “introversão”, “intuição”, “sentimento” e “julgamento”). Evitando confrontos e julgamento, Elsa vai embora de Arandelle e se isola onde pode ser livre. Ela acaba voltando como líder, mas permanece com a sensação de que há respostas no desconhecido (revelando um lado místico), de onde vem também a importância da intuição.

Merida – ESTP

A heroína ruiva e de cabelos encaracolados representa a personalidade ESTP (das palavras em inglês “extroversão”, “sensação”, “pensamento” e “julgamento”). “ESTPs são pragmáticos e independentes“, afirma Susan. A personagem é aquela que quer travar suas  batalhas e traçar o próprio destino. “Ela não vê sentido em seguir costumes antigos que impedem sua liberdade“, diz a especialista. Lutar por aquilo em que se acredita, fazendo o risco valer a pena, é o lema dessa princesa.

Continua após a publicidade

Mulan – ISFP

Gentis e introspectivos, apesar de muitas vezes mal compreendidos, os tipos ISFP (das palavras em inglês “introversão”, “sensação”, “sentimento” e “percepção”) aparecem na lista de características representadas por Mulan, heroína que prefere caminhar à sua maneira, sem seguir o que a maioria faz. Ela “toma decisões bastante impulsivas, mas é sempre guiada por seu senso de convicção“, alerta Susan. Outro traço dessa personalidade é a busca por descobrir a si mesma.

Mulan

Moana – ENTJ

Insatisfeita com os papéis tradicionais atribuídos a ela na família, Moana se sai bem no papel de líder e é boa para resolver os problemas de forma prática. A garota tem necessidade de desafiar a si mesma e, como é típico da personalidade ENTJ (das palavras em inglês “extroversão”, “intuição”, “pensamento” e “julgamento”), precisa sentir que está quebrando uma barreira. Susan faz a ressalva de que, embora esse tipo de personalidade seja visto no senso comum como o que não se importa com os outros, a verdade é que tudo depende do equilíbrio das características.

Branca de Neve – ESFJ

Práticos, amorosos e carinhosos são adjetivos definidores das pessoas com personalidade ESFJ (das palavras em inglês “extroversão”, “sensação”, “sentimento” e “julgamento”). A clássica princesa demonstra facilidade em encantar os outros à sua volta com otimismo, criando uma atmosfera de harmonia e cuidado com os demais, sempre acreditando que a vida pode ser melhor.

Cinderela – ISFJ

“Apesar de todas as adversidades que enfrenta na vida, ela nunca deixa de acreditar no poder das boas intenções e do trabalho árduo para superar qualquer obstáculo”, explica Susan ao falar da princesa que perde o sapatinho de cristal. Ter habilidade para criar estabilidade em meio ao caos é um dos pontos fortes da personalidade ISFJ (das palavras em inglês “introversão”, “sensação”, “sentimento” e “julgamento”).

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.