Continua após publicidade

A Pequena Sereia: teaser com Ariel negra é alvo de ataques na internet

Fãs criticam a cor da pele diferente da personagem na história original da Disney, enquanto entusiastas comemoram a representatividade. Entenda!

Por Carla Leonardi
13 set 2022, 16h47

O teaser do live-action de A Pequena Sereia tem repercutido nas redes sociais desde que foi disponibilizado pelo canal da Disney no YouTube, na última sexta-feira, 9. Trazendo cenas protagonizadas por Halle Bailey no papel de Ariel, a estreia vem sendo criticada pela escalação de uma atriz negra para interpretar a personagem, que era branca, no desenho de 1989.

Além da avalanche de deslikes, que já passam da casa do milhão e podem ser contabilizados a partir de uma extensão do Google Chrome, já que a plataforma de vídeos não exibe mais as reações negativas, há diversos comentários que tentam justificar o posicionamento de quem não gostou da escolha. Muitos procuram se defender afirmando não se tratar de racismo, mas da decepção pelo fato de a personagem ser muito diferente fisicamente da filha de Tritão na versão original.

Representatividade importa

Por outro lado, há muitos usuários da rede que lembram que, sendo a sereia um ser fictício – e para o qual a etnia não faz diferença alguma no contexto da história – não há por que criticar a escolha da atriz.

Continua após a publicidade

Os ataques, porém, não começaram agora. Logo que seu nome foi confirmado para o live-action que estreia em maio de 2023, Halle já recebeu comentários racistas e, na época, falou à revista Variety sobre a importância da representatividade. “Quero que a garotinha em mim e as garotinhas como eu que estão assistindo saibam que são especiais e que devem ser princesas em todos os sentidos. Não há nenhuma razão que elas não deveriam ser. Essa garantia era algo de que eu precisava”, declarou.

Impulsionadas pelos comentários que o teaser fez vir à tona entre o público, e para mostrar que, sim, representatividade importa, diversas famílias começaram a registrar meninas negras reagindo à novidade pela primeira vez. O resultado dos vídeos é emocionante!

View this post on Instagram

A post shared by Bebê.com.br (@sitebebe)

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade