Nath Finanças dá dicas para falar de educação financeira com as crianças
No último dia da Casa Clã, a influenciadora conversou sobre dinheiro de forma prática. Veja sugestões de como tratar do assunto com os filhos!
Você já parou para pensar que, se tivesse tido educação financeira na infância, teria, hoje, uma relação mais saudável com o dinheiro? Por muito tempo, acreditamos que esse era um assunto sobre o qual não falávamos abertamente – seja por falta de costume ou até constrangimento. Mas a verdade é que, quanto antes começamos a lidar com as finanças, mais natural fica.
Pensando nisso, Nathália Rodrigues – ou Nath Finanças, como é conhecida nas redes – deu algumas dicas valiosas de como trabalhar o assunto com os filhos, indo além dos joguinhos (que são, também, uma forma lúdica de ensinar) e apresentando medidas práticas. Neste sábado, a influenciadora participou do quarto e último dia da Casa Clã, no talk Da economia ao investimento: finanças na vida real.
Confira, a seguir, as dicas da Nath Finanças:
1. Normalizar a conversa sobre dinheiro
Nath começa explicando que o primeiro passo é tornar o assunto algo natural e corriqueiro dentro de casa. “Na correria do dia a dia, a gente se esquece de falar sobre dinheiro com as crianças, mas isso é muito importante”, alerta. É esse costume que vai fazer com que os pequenos cresçam sem medo de lidar com as finanças – não será algo distante, pois sempre fez parte da vida. “A ideia é não tratar o dinheiro como se fosse uma coisa só para adultos, mas também para crianças”, aconselha.
2. Dar a possibilidade de comprar algo a partir do próprio esforço
A segunda dica da influenciadora de finanças é mostrar à criança como o dinheiro funciona. Levá-la com você ao supermercado, por exemplo, e dar a possibilidade de que ela escolha algo e compre, ajuda a tornar tudo mais concreto, já que o assunto pode ser tão abstrato durante a infância. “Quando a criança pedir qualquer coisa, mostre que ela pode conseguir fazendo pequenas tarefas”, diz Nath. Isso varia, claro, de acordo com a idade a as habilidades que ela já tem. “Pequenas coisinhas com as quais vai colaborando em casa, para saber que quanto mais ela fizer, mais vai encher o cofrinho e poder comprar algo que deseja”, explica.
3. Falar sobre gastos, mas também sobre ganhos
Por fim, Nath ressalta a importância de falar não apenas sobre gastos, mas sobre o dinheiro que entra – para que a criança vá entendendo, aos poucos, como funciona esse movimento de circulação. “É até um constrangimento, nós não conversamos sobre salários, mas isso deveria ser natural”, comenta. Sem dúvida, esta é outra forma de tornar a relação com o dinheiro menos abstrata e de ir construindo as bases da educação financeira, que vai fazer tanta diferença no futuro.
Quer conferir tudo que aconteceu na Casa Clã? Clique aqui!
Nath Finanças e Ziraldo lançam livro infantil
Em uma parceria muito especial, a Nath Finanças encontra a turma do Menino Maluquinho em O Plano Perfeito, livro da Editora Melhoramentos que acaba de ser lançado. Com um texto acessível para que os pequenos leitores, a educação financeira é trabalhada de forma lúdica e divertida, sendo mais uma ótima ferramenta de falar sobre o assunto com as crianças.
Casa Clã
A Casa Clã aconteceu na Casa Higienópolis (Av. Higienópolis, 758), de 8 a 11/3. O evento foi promovido por Bebê, CLAUDIA, Boa Forma e Elástica, e reuniu uma série de convidadas mulheres muito especiais para celebrar e discutir assuntos do universo feminino.
Patrocínio de MSD, BuscoFem, mais apoio de Kia, Intimissimi, Calzedonia, LinkedIn e Galderma.