Linkedin cria seção de “pausa na carreira” para mães em tempo integral
O objetivo é fazer com que reinserção no mercado de trabalho seja menos desafiadora para as figuras maternas, depois de um período dedicado aos filhos.
Se voltar ao mercado de trabalho depois de uma pausa não é uma tarefa fácil por si só, o movimento torna-se ainda mais desafiador para mulheres que são mães e decidiram (ou precisaram) sair do seu emprego formal para se dedicarem aos cuidados com os filhos, precisando explicar ao empregador o porquê da lacuna de experiências profissionais em seu currículo neste período. Este processo pode ser bastante intimidador para estas figuras maternas, levando ao questionamento do que é possível fazer para contorná-lo.
Recentemente, o Linkedin adotou uma alternativa em que o usuário poder inserir uma “pausa na carreira” dentro de suas experiências profissionais. Na hora de preenchê-la, a pessoa escolhe o motivo que levou a esta paralisação em seu ramo, tendo as alternativa “cuidados parentais” e “paternidade/maternidade em tempo integral” entre o leque de opções.
A ferramenta, inicialmente divulgada nos Estados Unidos, também já está disponível no aplicativo brasileiro e é possível encontrá-la na aba superior chamada “adicionar seção”. Abaixo, você vê todas as justificativas que podem ser selecionadas:
Durante a divulgação da nova ferramenta, a gerente sênior de produtos do Linkedin, Camilla Han-He, explicou que uma pesquisa foi conduzida pela plataforma para que se chegasse ao resultado. Consultando 22.995 prestadores de serviço e 4.017 gerentes, 60% ainda acredita que existem estigmas que rondam a ideia de você paralisar a carreira por qualquer motivo que seja, sendo esta uma das causas que levou a criação da seção dentro do app.
“Ainda que seja desconfortável trazer o porquê desta pausa na carreira para os contratantes, eles realmente querem saber mais sobre ela: 51% mostram-se mais propensos a entrar em contato com um candidato que diz o contexto que o levou a esta paralisação”, justificativa Camilla na nota oficial da plataforma.
A valorização da maternidade como ocupação
Anteriormente, em março de 2021, o Linkedin habilitou a opção “cuidador do lar” como cargo dentro da plataforma – no Brasil, a alternativa aparece como “dona de casa” ou então “cuidador doméstico”. A empresa implementou a mudança depois da revista Fortune publicar um artigo em que a mãe e fundadora de uma startup de educação, Heather Bolen, narra a respeito da dificuldade de se reinserir no mercado por meio da plataforma.
A principal justificativa de Bolen era que o aplicativo não possibilitava mães e pais sinalizarem que estavam de licença-maternidade ou paternidade durante determinado período, desvalorizando o tempo integral de cuidados ao filhos. “É hora dos empregadores aceitarem que carreiras, às vezes, não são lineares e promoverem políticas aprimoradas para trabalho remoto, horário flexível, e licença familiar paga”, defendeu Heather.
Na época, a resposta do Linkedin foi de que mudanças estavam por vir, o que incluía a criação destas seções que pudessem explicar os “espaços” que existem nos currículos maternos e paternos durante períodos em que estão 100% dedicados aos seus bebês, como após o seu nascimento, por exemplo.