Ensaio de fotos de crianças com Síndrome de Down promove inclusão

Conheça o projeto ‘Amar Viver e Voar’, produzido pela fotógrafa Lidi Lopez.

A Estação Luz, da Linha Amarela do metrô de São Paulo, ganhou um cenário novo desde o começo do mês de março. O local tem sido palco para o ensaio fotográfico chamado ‘Amar, Viver e Voar’ que, além de toda a beleza das imagens profissionais, traz uma discussão ainda mais profunda: a importância da inclusão social das crianças com Síndrome de Down.

O projeto surgiu a partir da ideia de Alessandra Gonçalvez, mãe do pequeno Vinicius, que tem Síndrome de Down. Ela entrou em contato com o Estúdio Lidi Lopez, que abraçou o seu plano. “O objetivo dela era mostrar que é através de muita luta, esforço e amor que essas crianças podem se desenvolver da melhor maneira possível e, além disso, falar sobre o preconceito, que também está presente nas escolas que não possuem programas inclusivos”, explicou a fotógrafa responsável pela exposição.

Em entrevista exclusiva ao Bebê.com.br, a profissional contou, ainda, que a tarefa de registrar 15 bebês foi surpreendente: ela ficou encantada com a quantidade de sorrisos, carinho, amor e afeto recebido em cada pose que os baixinhos faziam. “Os pequenos são extremamente afetuosos, ligados na família e nas pessoas quem conhecem. Isso foi maravilhoso porque foi um processo de entrega mútua entre eles e as fotógrafas”, revelou.

Com uma parceria de 2 anos com a Linha Amarela do metrô – onde Lidi já expôs outras obras com temas importantes, como amamentação e câncer infantil -, o lugar abriu novamente as portas para um assunto relevante. “Nós sabemos que existe um grande preconceito com a Síndrome de Down e foi muito importante ter reuniões com as mães para podermos esclarecer dúvidas, trocar informações sobre a saúde e o comportamento dessas crianças”, esclareceu a empresária.

Veja também

Para quem quiser ver as fotos dos pequenos de perto, vale anotar na agenda: a exposição estará disponível até o dia 02 de abril. Ao chegar lá, não esqueça de tirar uma selfie e compartilhá-la nas redes sociais com a hashtag #ProjetoAmarViverEVoar para divulgar esse projeto incrível! Confira alguns cliques:

Garota de vestido amarelo e coroa de flores sentada no chão, sorrindo para a foto

 (Estúdio Lidi Lopez/Instagram)

Garota cheirando uma flor azul em um ensaio fotográfico

 (Estúdio Lidi Lopez/Instagram)

Garoto abraçando um boneco de biscoito gigante em um ensaio fotográfico

 (Estúdio Lidi Lopez/Instagram)

Recém-nascido de vestido branco, sentada em baixo de uma tenda branca em um ensaio fotográfico

 (Estúdio Lidi Lopez/Instagram)

Menino sem blusa sentado no pescoço do pai, posando para uma foto

 (Estúdio Lidi Lopez/Instagram)

Duas meninas, de vestido azul, sentadas posando para uma foto

 (Estúdio Lidi Lopez/Instagram)

Dois bebês sentados em um cenário cenográfico posando para fotos

 (Estúdio Lidi Lopez/Instagram)

Bebê de camisa social e calça social, fazendo careta na frente da câmera, brincando

 (Estúdio Lidi Lopez/Instagram)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s