Dicas para secar o uniforme escolar mais rápido no inverno
Aprenda ótimos truques para lavar roupas em dias frios ou chuvosos e agilizar a secagem!
A criança voltou para casa com o uniforme inutilizável e não tem mais peças limpas para o dia seguinte? O único jeito, então, é lavar e contar com a ajuda das condições climáticas para secar tudo a tempo, caso você não tenha uma secadora. A boa notícia é que alguns “truques” colaboram nesse processo e dão aquela mãozinha para facilitar a secagem.
Veja, a seguir, as principais dicas!
1. Capriche na centrifugação
“Ao lavar as roupas na máquina, centrifugue-as duas vezes. Na primeira, faça o ciclo normal e, na segunda, enrole as peças em toalhas secas”, orienta Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da rede de lavanderias 5àsec.
Se, por um acaso, você estiver sem máquina ou preferir fazer tudo na mão, torça muito bem a peça normalmente e, depois, repita a torção com a roupa enrolada na parte de dentro de uma toalha seca. Isso é muito eficaz para tirar bem o excesso de água.
É importante lembrar que centrifugar não é uma opção para todos os tipos de tecido e que torcer pode, sim, danificar peças. Mas, como o assunto aqui é uniforme escolar, a tendência é que essas preocupações sejam secundárias.
2. Prefira um varal móvel
Caso seja possível, dê preferência a um varal móvel (de chão), para que ele seja levado aonde tiver mais ventilação, como uma sacada, embaixo de uma janela ou a outro lugar com corrente de vento.
“Além disso, deixe um espaço entre as roupas quando estender”, sugere Marinês, para que o ar circule com mais facilidade entre elas. Quando muito próximas, elas ainda podem ficar cheirando mal. Outra boa dica é já pendurar o uniforme no varal usando cabides.
3. Atenção à lavagem
“Utilize uma pequena quantidade de amaciante e adicione um pouco álcool no último enxágue”, recomenda a especialista. O produto ajuda a roupa a secar, já que suas moléculas e as da água se rearranjam, tornando o processo mais rápido. A quantidade varia – para uma máquina cheia, duas tampinhas são suficientes.
4. Recorra a uma ajudinha extra
Não tem corrente de vento por aí e o caso é urgente? Talvez seja a hora de apelar para um auxílio extra. “Para secar mais rápido, pode-se utilizar um ventilador ou um secador de cabelo“, lembra Marinês. Com esse último aparelho, como é possível que o ar esteja quente, é preciso dar certa distância (de um palmo, mais ou menos) para evitar qualquer dano, além de movimentar o secador, direcionando-o para todas as partes da roupa.
Cuidado com ideias alternativas!
Há não muito tempo, a prática de colocar roupas para secar atrás da geladeira era muito difundida. Sabe-se, porém, que isso pode trazer problemas, pois interfere na circulação de calor do refrigerador, que não acontece como deveria. Além de aumentar a conta de luz, isso prejudica o eletrodoméstico, diminuindo sua vida útil.
Outra dica para descartar é a do micro-ondas. Sim, há quem ache uma boa ideia colocar roupas para secar dentro do aparelho. Mas, além da possibilidade de estragar as peças, manchá-las ou deixá-las com cheiro de comida, também traz riscos, já que a prática não segue as instruções de uso estabelecidas pelos fabricantes.