Como lavar e conservar a mochila escolar das crianças
Com alguns cuidados básicos, a peça ficará bem limpinha e preservada. Assim, seu filho poderá reaproveitá-la em viagens - ou no próximo ano letivo
Mochilas infantis são itens com a vida útil contada. Enquanto existem medidas que favorecem sua conservação, outras estimulam seu desgaste. Ensinar certos cuidados para a criança e colocar algumas dicas de conservação em prática permitem que seu filho reaproveite o acessório no próximo ano escolar.
O sobrepeso é o principal inimigo da peça. “A criança não deve carregar mais materiais do que a estrutura aguenta”, explica João Pedro Fidelis Lúcio, responsável técnico da empresa de serviços de limpeza Maria Brasileira. Guardar alimentos que podem causar manchas e atrito na mochila ou jogá-la no chão também reduzem seu tempo de uso, acrescenta a especialista têxtil da 5àsec, Marinês Cassiano.
Como conservar mochilas escolares?
As mochilas escolares devem ser guardadas em locais protegidos. Mantenha a peça longe da exposição do sol – para não ressecar – e do contato com pets. É possível deixá-la em armários, mas nunca suspensa por muito tempo. “Pendurar pode forçar a estrutura da costura”, orienta João Pedro. Coloque um saco de TNT em volta do tecido e assegure-se de que o lugar esteja seco e arejado.
Faça uma lavagem a cada dois ou três meses. “Quanto mais tempo a mochila ficar manchada ou com sujeira, mais difícil será remover”, explica Marinês. Depois de limpar e antes de guardar o item, o ideal é aplicar um produto que evita o surgimento de fungos e bactérias.
Como lavar a mochila escolar em casa?
Com a ajuda de um detergente neutro incolor, é possível fazer a higienização da peça em casa. Misture 10ml do produto a cada 200ml de água. Coloque em um borrifador e utilize um paninho para limpar. “Faça a manutenção e deixe secar na sombra”, diz o especialista.
Outra opção é usar uma esponja macia, secando sempre com um pano que não solte pelos. “Os pais precisam estar atentos para não danificar os acessórios”, lembra Marinês. Se houver dúvidas, vale procurar uma lavanderia que realize o serviço.
Evite utilizar produtos de base ácida, deixar a mochila de molho durante a higienização e secando ao Sol de forma frequente. “Isso resseca as fibras do material e o torna mais suscetível a rasgos. Coloque à luz do Sol por, no máximo, três horas. Depois, o ideal é secar à sombra”, alerta João.
Mochilas de rodinha pedem cuidados especiais
As mochilas de rodinha precisam de atenção redobrada. “Se o material interno for de ferro, e não de alumínio, ele pode enferrujar”, avisa Marinês. Por isso, o recomendado é que a limpeza desse tipo de peça seja feita por profissionais qualificados. O mesmo vale para bolsas impermeáveis e mochilas de couro. Essas últimas, por sinal, exigem produtos específicos para a limpeza e hidratação constante para aumentar a vida útil. “Até mesmo os hidratantes corporais servem para evitar que o couro descasque”, diz João Pedro.