Continua após publicidade

14 ideias de quadros da rotina para organizar o dia a dia das crianças

Reunimos aqui dicas de DIY para todos os gostos, dos murais fáceis e práticos àqueles que requerem um pouquinho mais de habilidade. Confira!

Por Carla Leonardi
Atualizado em 19 out 2022, 16h08 - Publicado em 18 out 2022, 12h39

Conforme a criança cresce, as atividades que ela pode fazer por si mesma (ou quase) vão aumentando cada vez mais. Dos simples hábitos de higiene, como lavar as mãos antes das refeições, aos compromissos como se vestir para ir à escola ou para a aula de natação, dominar a rotina leva tempo e exige consistência da família.

Publicidade

Nessa tarefa, alguns recursos táteis e visuais – como os famosos quadros de rotina – podem ajudar os pequenos a entender e lembrar quais são os afazeres do dia. Assim, sabendo o que vem pela frente, eles também se sentem no controle da situação e não são pegos “de surpresa”, evitando chateações. Veja, a seguir, opões de “faça você mesma” para todos os níveis de habilidades. Escolha a sua preferida e mãos à obra!

Publicidade

1. Papel, tesoura, canetinha e velcro adesivo. Só isso!

Uma folha dobrada ao meio e as atividades divididas em tiras. Basta um pequeno círculo de velcro adesivo colado em cada ponta e pronto! O quadro de atividades ganha uma carinha inusitada – e os pequenos amam materiais feitos à mão.

View this post on Instagram

Publicidade

A post shared by Sabrina Groh | Influencer (@maesquebrincam_)

2. Ampliando a rotina

Outra solução com bolinhas de feltro, mas num quadro maior e mais completo, que dá conta de dois filhos ao mesmo tempo.

Publicidade
Continua após a publicidade

3. Organização simples, mas divertida

Que tal montar um quadro com pregadores coloridos com a tarefa escrita em cada um deles? Ao longo do dia, basta que a criança mude-os de “preciso fazer” para a “já fiz” e pronto! Solução prática e lúdica.

Publicidade

4. Para quem gosta de uma estética clean

Para aqueles que preferem não entrar tanto no mundo das cores, olha só essa ideia! Pingentes de madeira que a criança movimenta pela linha para mostrar que já conclui a tarefa. Lindo, não? Aqui, vai ser preciso ter um pouquinho de habilidade manual e materiais mais nobres, mas o resultado compensa.

Publicidade

5. Mesma ideia, materiais diferentes

Aqui, a linha de cetim é outra opção muito parecida com a anterior. Vale soltar a imaginação e usar o tipo de pingente que a criança mais vai gostar.

Continua após a publicidade

6. Simples, mas funcional

Para quem procura uma solução mais prática, olha só essa: um quadro que você monta no computador e imprime, prende na porta da geladeira com imãs nas quatro pontas ou em um mural de metal. Aí, basta imprimir as tarefas no seu formato preferido e colar um pedacinho de imã atrás de cada uma.

View this post on Instagram

Publicidade

A post shared by Mari Duarte (@mary_duarte109)

7. Usando palitos de sorvete

Com pregador e palito de sorvete também é possível chegar a uma solução cheia de charme! Como, nesta opção, organizar a rotina completa fica mais difícil, a dica é usar especificamente para alguma área. Por exemplo, para a atividade de lazer de cada dia ou para o cardápio da semana.

Continua após a publicidade

8. Imprimir e plastificar

Mais uma ideia com velcro. Aqui, a sugestão é plastificar todo o material para que ele dure mais. Conforme cumpre os objetivos, a criança vai colando os quadradinhos nos espaços correspondentes. Com certeza ela vai amar!

9. Para fazer com materiais baratos

Basta usar algumas folhas coloridas de E.V.A. e imagens que você pode imprimir em casa. Aí, é só recortar e colar. O “controle” fica por conta das carinhas de imã e a solução para que elas “grudem” é colar uma porca de metal (foto 2) ao lado de cada tarefa.

View this post on Instagram

Publicidade

A post shared by Daniela Cristina (@fofurices.da.dani)

10. Que tal organizar a rotina em formato de relógio?

É só ir acertando o ponteiro conforme as horas passam para que a criança entenda em que momento do dia ela está! Com cartolinas coloridas e imagens que você pode imprimir em casa, também é fácil de fazer.

Continua após a publicidade

11. Para sair do E.V.A e da cartolina

O velcro é realmente uma boa solução! Mas, aqui, a diferença está no material do quadro: a opção escolhida foi o feltro, que também dá uma carinha linda ao resultado final.

12. Solução perfeita para quem não tem habilidades manuais

Basta montar uma tabela no computador, imprimir e colocar num saquinho plástico de fichário. Com uma caneta (de quadro branco), é só ir ticando o que foi feito. No dia seguinte, dá para apagar e começar tudo de novo.

Continua após a publicidade

13. Mais uma vez, os versáteis pregadores!

Aqui, outra ideia com pregadores, mas agora em uma prancheta. Para quem tem mais de um filho, pode ser uma ótima ideia!

14. Murais prontos para comprar

Por fim, se você acha que definitivamente não tem habilidade para montar um quadro, não faltam opções para comprar! Este, por exemplo, é de metal e imã, e também cumpre perfeitamente o seu papel.

View this post on Instagram

Publicidade

A post shared by Tantin Brinquedos Educativos (@tantin_brinquedos)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade