Continua após publicidade

10 atividades para distrair as crianças durante a viagem de avião

Seja um voo longo ou curto, não faltam opções para ajudar os pequenos a passar o tempo. Confira as dicas!

Por Carla Leonardi
5 jul 2023, 11h41

Viajar com um bebê pode ser desafiador – tem o desconforto, o choro, os itens indispensáveis… Conforme os pequenos crescem, porém, muitas coisas ficam mais fáceis durante a viagem, enquanto outras ganham novas dificuldades.

Assim como nós, que precisamos de filmes, séries ou livros para ajudar o tempo a passar, as crianças também ficam entediadas, só que elas contam com menos recursos e menos facilidade para se distrair. E, embora o tédio tenha seu lado positivo, dentro do avião ele pode ser complicado de lidar. Pensando nisso, elencamos aqui algumas atividades que costumam funcionar bem ao longo do voo.

Lembre-se: a ideia é ter várias opções disponíveis para conseguir trocar e propor também nas esperas, muitas vezes longas.

Continua após a publicidade

1. Colar e descolar adesivos

Que tal separar cartelas de adesivos bem divertidos para o pequeno colar no avião? A janelinha é uma ótima pedida para isso. Além de desafiar a habilidade das mãozinhas ao descolar as imagens, é possível trazer desenhos temáticos, que vão ajudar a criança a entrar no clima da viagem.

2. Desenhar e colorir

A dica é uma velha conhecida, mas quase sempre infalível. Levar na bolsinha da criança um livro de colorir, giz ou lápis de cor é essencial. Para os pequenos que gostam da lousa mágica, essa é outra alternativa prática e divertida, já que ocupa pouco espaço e sempre faz sucesso.

3. Praticar alinhavo

Você conhece essa brincadeira que ajuda na coordenação motora fina? Ela é composta por placas de MDF ou formas de feltro perfuradas e fios de polipropileno ou lã. A ideia é que a criança vá passando o fio pelos buraquinhos, seguindo a ordem correta. Além de trabalhar a atenção e a habilidade com as mãos, é uma atividade que exige um bom tempo de concentração.

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por RAFAELA WAPENIK (@rafawapenik_)

Continua após a publicidade

4.  Assistir a um desenho

A sugestão não é novidade nenhuma, mas a dica aqui é levar um fone de ouvido que seja confortável para a criança. Isso é importante porque, se tiver apenas o aparelho oferecido pela companhia aérea, é possível que ela não consiga usar. Caso você esteja com um tablet com jogos e vídeos, vale a mesma recomendação, já que não é adequado ficar com som sem fone em um ambiente tão fechado.

Continua após a publicidade

5. Brincar com massinha

Não precisa levar o kit completo, até porque isso não seria prático. Um jogo de massinha escolar básico dá conta do recado, mesmo sem os acessórios, embora você possa escolher poucos moldes. Uma boa ideia é propor temas e desafios à criança, e até participar da brincadeira com ela!

6. Montar Lego ou peças de encaixar

Aqui, depende da idade do pequeno e do tamanho das peças. Opte pelas maiores, para não acabar perdendo dentro do avião.

Continua após a publicidade

7. Usar um livro de atividades

Almanaques vendidos em banca de jornal ou até livros mais elaborados com atividades de feltro, lã e outros recursos, que hoje em dia são facilmente encontrados para compra online, são ótimas pedidas. Eles poupam trabalho, já que reúnem diversas atividades em um único lugar, e também podem estar sempre à mão.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Quiet Book e Brinquedos Educativos (@gizdeceraatelie)

8. Ler histórias em quadrinhos

Revistinhas são sempre um sucesso com os pequenos. Gibis da Turma da Mônica, quadrinhos de super-heróis, mangás… Tudo depende da idade e dos interesses do seu filho, é lógico.

9. Brincar com miniaturas de personagens

Se a criança gosta de carrinhos, bonecos, casinha e outros brinquedos pequenos, vale preparar um nécessaire com miniaturas para que ela consiga usar na mesinha do avião.

10. Fazer brincadeiras

Por fim, você não precisa de nenhum recurso além da imaginação. Jogos como descrever um personagem para o outro adivinhar, cantar uma música com determinada palavra, “uma coisa me lembra a outra” (por exemplo: “avião me lembra nuvem”/”nuvem me lembra chuva”/”chuva me lembra água”/”água me lembra peixe”…) e outros que a família já conheça são sempre garantia de diversão!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade