A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e complementar até os 2 anos de vida ou mais. Apesar disso, não é raro que as mães que escolheram dar de mamar mesmo após essa faixa etária ouçam comentários nada agradáveis . “O seu leite não tem mais nutrientes” e “Você não acha que já está na hora de parar?” são apenas alguns dos palpites com os quais elas são bombardeadas. No entanto, a amamentação prolongada (ou continuada) traz diversas vantagens – entre elas a redução no risco de alergias, de obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol alto, além de proteção contra infecções respiratórias. Portanto, se mãe e filho são beneficiados e se é algo que traz bem-estar para os dois, não há motivo para a prática ser interrompida. Esse é um ato de amor e as fotos que reunimos abaixo comprovam isso. Confira:
https://www.instagram.com/p/BRmhg93BCsh/?taken-by=ivetteivens
https://www.instagram.com/p/BXRjVNQhNnb/?taken-by=mazafig
https://www.instagram.com/p/BXTYYJxh8fL/?taken-by=mamabedisorilor
Continua após a publicidade
https://www.instagram.com/p/BXRBhW_gfan/?taken-by=milenagzg
View this post on Instagram
Hoje é o dia mundial da amamentação e eu tenho muito orgulho de ainda amamentar meu pequeno que tem 2 anos e três meses. O leite mateno é o melhor alimento que existe para seu filho, pois é nutricionalmente completo, proteje contra doenças além de aumentar o vínculo afetivo entre mãe e filho. A OMS recomenda aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e recomenda a amamentação até 2 anos ou mais, fase que a criança ainda necessita de leite. A indústria alimentícia tenta com todas suas forças ¨copiar¨a fórmula do leite materno mas nunca o leite de vaca terá os mesmos benefícios e composição, inclusive a introdução precoce do leite de vaca é uma das causas de alergia ao leite de vaca. As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarreias, infecções urinárias e sépsis e outras alergias. A amamentação prolongada tem benefícios para mães e filhos como redução de obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e hipercolesterolemia para as crianças e para as mães aproteção contra o câncer de mama e de ovários, ajuda a mulher a perder peso, diminuição dos índices de artrite reumatóide, proteção contra osteoporose e anemia Diante de tantos benefícios fica difícil entender como ainda existe tanto preconceito em relação a amamentação, muitas vezes dentro da própria família. Eu mesma já ouvi comentários como: Você não se preocupa com a dependencia psicológica do seu filho? Você não se sente constrangida em colocar o peito para fora? Não, não me sinto constrangida e é por este tipo de comportamento que recentemente foi aprovado o Projeto de Lei nº 414/2015, que impede que estabelecimentos impeçam mulheres de amamentar em público e garante que a liberdade para amamentar o bebê está assegurada. Amamentar é um ato de amor e não é por isso, tenho mais que certeza, que meu filho terá problemas psicológicos ou de desenvolvimento. Mãe amamente, se informe, empodere-se, busque ajuda, não deixe de amamentar seu filho!
A post shared by Nutri Lica Stefani CRN 0949 (@nutrilicastefani) on Aug 1, 2016 at 12:48pm PDT
Continua após a publicidade
https://www.instagram.com/p/BWuy9sulmBT/?taken-by=fotografia_monikanowakowska
https://www.instagram.com/p/BXTCTRph4Eq/?taken-by=vilarejonutricao
View this post on Instagram
Hoje começa a Semana mundial do aleitamento materno 2017, e é claro que eu apoio essa campanha. Amamentar é algo que somente a mãe pode fazer pelo filho, mas muitos ao seu redor podem e devem apoiar essa mãe pra que isso aconteça. Eu tenho certeza que eu e Lucca só completamos 2 anos e 1 mês de amamentação, porque eu tive todo apoio e suporte necessário pra chegar até aqui! Incentive, motive, apoie, ajude as mães ao seu redor, pra que elas consigam amamentar e oferecer aos seus filhos um dos maiores presentes da vida! E pra seguir as comemorações desse mês dourado, do aleitamento materno, eu volto com uma nova temporada no meu canal do YouTube, uma temporada inteirinha dedicada a amamentação, contando como foi a nossa jornada até aqui, todos os desafios, superações, dores e maravilhas que eu vivi nessa extraordinária jornada de 2 anos de amamentação. Acompanhe!!!! #semanamundialdoaleitamentomaterno #worldbreastfeedingweek #amamentação #breastfeeding #normalizebreastfeeding #realfemachadotv
A post shared by Fernanda Machado (@realfemachado) on Aug 1, 2017 at 7:40am PDT
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade