Continua após publicidade

Bebê pode comer peru de Natal?

Saiba se essa e outras carnes típicas das ceias de final de ano estão liberadas para os pequenos

Por Da Redação
22 dez 2023, 11h15

Passados os seis meses de amamentação exclusiva, período recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e por outras entidades médicas, além da Organização Mundial da Saúde (OMS), chega o momento de oferecer os primeiros alimentos ao bebêmas será que as carnes comumente servidas na noite de Natal também podem entrar no cardápio dos pequenos que estão na fase de introdução alimentar?

A resposta é sim, mas com cuidado, principalmente com as opções que já vêm temperadas. Como a pediatra Renata Anicieto explicou em entrevista ao BEBÊ, as carnes de porco – como tender, lombo e pernil -, já são liberadas a partir dos seis meses, no entanto elas tendem a vir com condimentos nocivos à saúde (alguns exemplos são corantes, glutamato monossódico e xarope de glicose). A melhor opção é, portanto, comprar a carne e temperar em casa, escolhendo bem os ingredientes – o ideal, inclusive, é não usar sal.

Já as aves, como chester e peru, costumam ter menos componentes artificiais (em comparação às carnes de porco). Ainda assim, o tempero caseiro é o recomendado. Vale lembrar que o Ministério da Saúde orienta a introdução do sal na alimentação infantil apenas a partir de um ano de vida e aos pouquinhos. Assim, temperos como cebola, alho, salsa, manjericão, orégano e outras ervas são os mais indicados para dar sabor ao alimento.

Continua após a publicidade

Por fim, lembre-se de oferecer a carne bem macia ao bebê, picadinha ou desfiada, para facilitar a ingestão e evitar os riscos de engasgo.

+ Como introduzir carne vermelha no cardápio do bebê? Veja 5 receitas!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade