Continua após publicidade

Quais estados estão vacinando crianças pequenas contra a gripe?

Enquanto que no Rio de Janeiro, toda população está sendo imunizada, a vacinação em São Paulo começa com crianças a partir de seis meses.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 23 dez 2021, 13h32 - Publicado em 23 dez 2021, 12h52

Enquanto famílias respiram mais aliviadas com a vacinação contra Covid-19 diminuindo os casos da doença, há a preocupação com o surto de Influenza tipo A, causado pela cepa H3N2 (Darwin), que se espalha pelo país. Diferente do coronavírus, a gripe afeta significativamente crianças pequenas, o que tem levado estados a retomarem a imunização de quem não recebeu a dose prevista durante a campanha que sempre acontece no meio do ano.

Este é o caso de São Paulo, que a partir do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, inicia a vacinação de crianças entre seis meses e cinco anos. Além de outros grupos de risco, como gestantes, puérperas, lactantes e idosos acima de 60 anos.

Já no Rio de Janeiro, toda a população está sendo imunizada desde o dia 10 de dezembro. Para receber a dose, basta ir ao posto de saúde mais próximo da sua residência e levar a carteirinha do pequeno para ser atualizada.

Ainda que a atual vacina não garanta a proteção especificamente contra a variante Darwin, o imunizante é composto pela H3N2 em si e outros tipos de Influenza que podem vir a ser perigosos caso a criança seja infectada. Assim, o alerta é que os pequenos sejam vacinados para que se consiga evitar quadros como de hospitalizações e até mesmo óbitos.

A vacinação não é recomendada apenas quando a criança já está apresentando sinais, como tosse, febre, dificuldade para respirar e dores no corpo. Neste caso, é preciso entrar em contato com o pediatra antes de recorrer à vacina!

Continua após a publicidade

Veja como está a imunização por regiões no Brasil: 

Região Sul

Região Sudeste

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Secretaria da Saúde de SP (@saudeprefsp)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Governo do Espírito Santo (@governo_es)

Continua após a publicidade

Região Nordeste

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.