Enquanto famílias respiram mais aliviadas com a vacinação contra Covid-19 diminuindo os casos da doença, há a preocupação com o surto de Influenza tipo A, causado pela cepa H3N2 (Darwin), que se espalha pelo país. Diferente do coronavírus, a gripe afeta significativamente crianças pequenas, o que tem levado estados a retomarem a imunização de quem não recebeu a dose prevista durante a campanha que sempre acontece no meio do ano.
Este é o caso de São Paulo, que a partir do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, inicia a vacinação de crianças entre seis meses e cinco anos. Além de outros grupos de risco, como gestantes, puérperas, lactantes e idosos acima de 60 anos.
Já no Rio de Janeiro, toda a população está sendo imunizada desde o dia 10 de dezembro. Para receber a dose, basta ir ao posto de saúde mais próximo da sua residência e levar a carteirinha do pequeno para ser atualizada.
Ainda que a atual vacina não garanta a proteção especificamente contra a variante Darwin, o imunizante é composto pela H3N2 em si e outros tipos de Influenza que podem vir a ser perigosos caso a criança seja infectada. Assim, o alerta é que os pequenos sejam vacinados para que se consiga evitar quadros como de hospitalizações e até mesmo óbitos.
A vacinação não é recomendada apenas quando a criança já está apresentando sinais, como tosse, febre, dificuldade para respirar e dores no corpo. Neste caso, é preciso entrar em contato com o pediatra antes de recorrer à vacina!
Veja como está a imunização por regiões no Brasil:
Região Sul
- Rio Grande do Sul: ainda há doses da vacina contra a gripe disponíveis em municípios do estado e qualquer pessoa, acima de seis meses, pode recebê-la. Nos locais que houver a falta do imunizante, ele pode ser solicitado para o governo estadual;
- Paraná: de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, ainda há cerca de 700 mil doses da vacina da gripe disponíveis no estado, tanto em unidades públicas quanto privadas. Basta procurar o local mais próximo.
Região Sudeste
- São Paulo: a partir do dia 24 de dezembro, gestantes, puérperas, lactantes, idosos acima de 60 anos e crianças entre seis meses e cinco anos podem receber a vacina contra a gripe em uma das 469 UBSs da cidade.
Ver essa foto no Instagram
- Rio de Janeiro: o estado fluminense retomou a vacinação contra gripe no dia 10 de dezembro e é recomendado que toda população vá ao posto de saúde mais próximo para receber a dose do imunizante.
- Espírito Santo: desde o dia 16 de dezembro, acontece a vacinação em massa contra Influenza no estado. Qualquer pessoa com mais de seis meses, que não esteja apresentando sintomas respiratórios, pode se dirigir ao posto mais próximo e receber a vacina.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
- Minas Gerais: com a cobertura vacinal contra a Influenza em apenas 75%, o imunizante continua disponível no estado para toda população acima de seis meses. O objetivo é que se alcance 90% da população protegida contra a doença respiratória.
Região Nordeste
- Bahia: a vacinação contra a gripe acontece principalmente na capital do estado, Salvador, mas em grupo bastante restrito. Só estão sendo aplicadas as doses complementares para crianças que receberam a vacina da gripe pela primeira vez neste ano. O imunizante está disponível em 23 postos de saúde;
- Alagoas: desde o dia 23 de dezembro, Maceió tem realizado a vacinação do grupo prioritário contra a Influenza, isto é, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a cinco anos e idosos acima de 60 anos, além de professores e profissionais da saúde;
- Pernambuco: o público geral do estado está incluído na vacinação contra a gripe desde agosto, basta ter mais de seis meses;
- Paraíba: no dia 18 de dezembro, aconteceu o dia D da vacinação contra a gripe no estado da Paraíba. E devido ao aumento de casos da doença respiratória, o imunizante continua disponível para a população;
- Rio Grande do Norte: qualquer pessoa, acima de seis meses, que não tenha recebido a vacina contra a gripe neste ano, pode ir a um posto de saúde mais próximo com a carteirinha de vacinação e/ou documento de identificação em mãos para tomá-la;
- Ceará: a vacina da gripe está disponível para toda população acima de seis meses no estado.