Por que alguns bebês nascem com mais cabelo do que outros?

A criança já tem todos os folículos pilosos, que produzem os fios, quando deixa a barriga da mãe. Entenda o que ocorre ao longo dos primeiros meses de vida

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 1 set 2023, 16h55 - Publicado em 1 set 2023, 16h55
foto de bebê olhando para a camêra
 (Arief Juwono/Getty Images)
Continua após publicidade

Se não há exemplos na própria família, provavelmente você já se deparou com a foto de algum bebê que chegou ao mundo bastante “cabeludo”, com uma quantidade impressionante de fios (como é o caso da querida Baby Chanco). Esses pequenos chamam a atenção e levantam uma dúvida: por que algumas crianças nascem com tanto cabelo, enquanto outras são mais “carequinhas”?

Na verdade, os bebês já nascem com todos os folículos pilosos, responsáveis pela produção do cabelo, presentes (não irão desenvolver mais nenhum ao longo da vida). Eles trabalham em fases: uma de repouso e uma de crescimento. “E sofrem influência dos hormônios da mãe ainda durante a gestação”, explica Claudio Schvartsman, pediatra e vice-presidente da Mesa Diretora da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Esse fator, em intensidades diferentes, interfere no ritmo de crescimento dos fios e faz com que os recém-nascidos tenham volume variável de cabelo.

Por que o cabelo do recém-nascido cai?

Após o nascimento, o bebê deixa de receber os hormônios maternos e os folículos entram na fase de repouso. “Assim, os pelos começam a cair, chegando ao auge da queda no terceiro mês”, diz o pediatra. Após alguns meses, tanto a criança que nasceu com muitos fios quanto aquela mais carequinha pode passar por uma queda, “que é fisiológica”, ressalta Nadia Almeida, dermatologista e chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe.

A perda do cabelo também pode se dar na região da nuca, principalmente devido à fricção com o travesseiro ou por causa de posições preferenciais para dormir. A distribuição da queda, portanto, não é homogênea. “As alterações são todas normais”, pontua Nadia.

Quando o cabelo do bebê volta a crescer?

Os fios estão em um ciclo, que independe da idade do indivíduo. Os folículos pilosos do bebê ainda permanecem intactos e voltarão a entrar na fase de crescimento. Novas mechinhas vão surgir, mais grossas e fortes, e esse fenômeno pode durar até os seis meses.

“Tudo é normal e muito variável de criança para criança. Não é necessário se preocupar nem fazer nenhum tipo de intervenção”, ressalta Cláudio. Já as características finais do cabelo, como cor e textura, que são determinadas pela herança genética, podem aparecer somente no final da infância, lembra Nadia.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.