Continua após publicidade

Por que bebês recém-nascidos sorriem enquanto dormem?

A expressão de felicidade e conforto do pequeno pode ocorrer por várias razões - involuntárias ou não. Entenda!

Por Isabelle Aradzenka
16 ago 2023, 15h38

Certos comportamentos dos bebês são tão fofos, que trazem alegria e conforto para os pais, independentemente se há ou não uma explicação por trás. O sorriso é um desses gestos. Além de ser contagiante, ele gera bastante curiosidade. Isto porque, logo que nasce e durante o primeiro mês de vida, é comum observarmos a expressão de felicidade no pequeno enquanto ele dorme.

Ainda que haja muito a aprender sobre o assunto, alguns adultos supõem que a criança esteja sonhando. A ciência, no entanto, não apresenta uma explicação definitiva para isso. “Há somente algumas ideias sobre o porquê recém-nascidos sorriem durante o sono”, explica Linus Fascina, pediatra e gerente-médico do Departamento Materno Infantil do Hospital Albert Einstein.

As razões pelas quais os bebês sorriem ao dormir

O primeiro sorriso do bebê pode acontecer muito antes de a mãe dar à luz. “Ocorre ainda na fase intrauterina e o gesto se mantém após o nascimento”, explica Anna Dominguez Bohn, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Durante esse período e até por volta do terceiro mês de vida, os sorrisos são apenas um reflexo, ou seja, uma atitude involuntária da criança, e não uma resposta a um estímulo humano (ainda).

Eles são chamados de “sorrisos do sono” ou “sorrisos reflexivos” e são diferentes dos sorrisos sociais que os bebês desenvolvem mais tarde, em resposta às interações com os pais e outras pessoas. O movimento involuntário pode ocorrer por várias razões, “embora a explicação exata não seja totalmente compreendida”, ressalta Linus. Veja a seguir algumas causas que foram estudadas.

Atividade cerebral durante o sono

Mesmo quando está dormindo, o cérebro do recém-nascido pode estar ativo, processando informações sensoriais e fazendo conexões. Por isso, “é possível que os sorrisos sejam reflexo da atividade neural em andamento”, diz o pediatra. Então eles estão sonhando? Bom, não há estudos suficientes que falem sobre o assunto em bebês, mas a atividade de sonhar ocorre em uma fase de intensa ativação cerebral – logo, alguns pesquisadores acreditam que a resposta é positiva.

Continua após a publicidade

Bem-estar

Há também especialistas que sugerem que os bebês sorriem durante o sono como uma expressão de conforto. Eles poderiam estar experimentando sensações agradáveis enquanto dormem.

Desenvolvimento facial e muscular

Os recém-nascidos estão em constante desenvolvimento, e esse processo inclui as habilidades motoras e faciais. Portanto, os sorrisos do sono podem ser uma manifestação involuntária desse amadurecimento.

Resposta sensorial

Continua após a publicidade

Ao sorrir durante o sono, alguns acreditam que os bebês podem estar respondendo a estímulos internos ou externos, “como sensações táteis ou auditivas”, diz Linus.

bebê agasalhado dormindo
(William Fortunato/Pexels)

Quando o bebê desenvolve o sorriso social?

O sorriso social geralmente começa a se desenvolver a partir do primeiro mês de vida – isso pode variar de uma criança para outra – e é um marco de desenvolvimento importante. “Ele, junto com o olhar mais fixo, compõe os marcos iniciais que observamos”, ressalta Anna. É esperado que apareça até o final terceiro mês do bebê.

Entre 2 e 3 meses, o gesto intencional desponta em resposta ao rosto de um cuidador sorrindo para a criança, por exemplo. Entre 3 e 4 meses, esse sorriso também aparece através de interação com sons e vozes. “Nesse ponto, eles podem começar a imitar expressões faciais dos adultos”, diz Linus. Até os 6 meses, os bebês já conseguem sorrir quando veem pessoas conhecidas – e podem ainda demonstrar sinais de preferência por algumas delas.

Não importa se a criança atingiu esse marco mais cedo ou mais tarde, o que vale é fornecer estímulos e interação positiva para o seu desenvolvimento. Aqui, vão algumas atitudes que incentivam o sorriso social do seu bebê:

Continua após a publicidade
  • Converse em um tom de voz suave e acolhedor
  • Sorria para o bebê e faça contato visual
  • Cante para ele ou toque uma música
  • Brinque e faça a criança rir
  • Abrace-o e dê a ele muito amor e carinho
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade