Na última segunda-feira, 11, teve início mais uma campanha de vacinação em todo o Brasil. Com foco nos pequenos menores de 5 anos, crianças de 9 e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos, a iniciativa do Ministério da Saúde estimula os pais a atualizarem a caderneta de seus filhos, imunizando-os contra doenças graves como hepatite B, poliomielite, febre amarela, caxumba, sarampo e rubéola.
De acordo com a pasta, mais da metade (53%) do público convocado já deveria estar com o calendário de vacinação completo. No entanto, dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) apontam que 760 mil crianças ainda não foram vacinadas com BCG, 950 mil com a hepatite B e 470 mil crianças ainda não receberam o imunizante que protege contra infecções por pneumococos e contra o rotavírus.
Para incentivar as famílias, um vídeo do Zé Gotinha e seus amigos foi lançado, ressaltando a importância da vacinação, a fim de evitar o reaparecimento de doenças já controladas ou mesmo eliminadas no país. Vale lembrar que a campanha se encerra no dia 22 de setembro.
No site da instituição dedicado ao assunto, é possível tirar dúvidas em um chat. Além disso, a página traz informações importantes – como os mitos das vacinas – e também uma história para colorir dedicada aos baixinhos disponível para download.
Confira a tabela de vacinação para os menores de 7 anos:
- BCG
- Hepatite B
- Penta
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
- VOPb (Vacina Oral Poliomielite)
- Rotavírus Humano
- Pneumocócica 10 Valente
- Meningocócica C Conjugada
- Febre Amarela
- Tríplice Viral
- Tetra Viral
- DTP (Difteria, tétano e pertussis)
- Hepatite A
Confira a tabela de vacinação de 7 a menores de 15 anos:
- Hepatite B
- Febre Amarela
- Meningocócica C
- Tríplice Viral
- dT
- dTPA
- HPV