Quem diria que entrar em uma trend engraçadinha do TikTok poderia revelar uma doença no seu bebê? Pois foi isso o que ocorreu com a inglesa Lily Fleet, de 25 anos. Após compartilhar em seu perfil a primeira publicação do filho Ari, com 2 meses de idade, a mãe recebeu uma mensagem inusitada de uma optometrista, profissional responsável por identificar problemas relacionados à visão.
@stilly88 First TikTok with my baby boy 🥺 #2monthsold #babytiktok #cutebaby #babyboy #babychallenge #beuatifulbaby #fyp #foryou #foryoupage #tiktok #tiktokbaby
A especialista Laura Brown, de 38 anos, encontrou aleatoriamente a publicação de Lily em sua rede social, enquanto amamentava o seu próprio filho. Ao assistir ao vídeo, notou que o olho esquerdo de Ari apresentava uma aparência embaçada, sinais de estrabismo (quando os olhos não apontam na mesma direção) e um pequeno reflexo branco: sintomas de glaucoma congênito.
A condição hereditária provoca um acúmulo de líquido no local e, se não tratada, poderia levar o recém-nascido à perda total da visão. No mesmo dia em que recebeu o alerta da optometrista, em março deste ano, Lilly seguiu para uma consulta com o médico da família e o bebê foi encaminhado para uma cirurgia de emergência. Hoje, segue bem e em acompanhamento.
“Eu acho que, se não fosse pela mensagem, eu teria esperado e ele poderia ter facilmente perdido a visão daquele olho. É bom ver algo positivo saindo das mídias sociais”, dasabafou Lilly em entrevista ao portal de notícias Lincolnshire Live.
A mãe contou que já havia percebido que os olhos de Ari não focavam corretamente, mas, durante a consulta de seis semanas de vida, o pediatra da criança assegurou que estava tudo bem. A família deveria retornar em três meses, caso o problema não tivesse desaparecido.
Uma semana depois, no entanto, a Lilly reparou no aspecto embaçado. Para Laura, que notou todos os sintomas apenas assistindo à publicação, os pais não devem ignorar seu “sexto sentido”. Na dúvida, vale sempre buscar a opinião de um especialista.
“Estou feliz por ter ajudado. Diagnosticar cedo significa que o olho tem a melhor chance de se recuperar. O bebê com certeza teria perdido toda ou a maior parte da visão daquele olho em alguns meses, se ficasse sem tratamento”, completou.