Continua após publicidade

Internações por acidentes com crianças crescem – 90% poderiam ser evitadas

Segundo levantamento da Aldeias Infantis SOS, em 2021, o Brasil registrou mais de 110 mil hospitalizações por acidentes na faixa etária de 1 a 14 anos

Por Juliana Costa
30 ago 2022, 12h33

Você sabia que 30 de agosto é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes? Em função da data, a organização Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) divulgou um levantamento que mostra uma elevação no número de hospitalizações por acidentes na faixa etária de 1 a 14 anos. E mais: os dados apontam que a maior parte dos casos poderia ser evitada.

Segundo a pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Bem Cuidar (IBC), em 2021, o Brasil registrou mais de 110 mil internações por acidente entre crianças e adolescentes – 5,3% a mais que em 2020. Entre os principais motivos estão:

  • quedas (44% dos acidentes);
  • queimaduras (19%);
  • intoxicações (5%)
Crianças-correndo-no-entorno-da-mãe-que-segura-o-celular
(Catherine Falls Commercial/Getty Images)

“Entendemos que, em média, 302 crianças são hospitalizadas por dia por conta de algum acidente. Sabemos que essas ocorrências reverberam na vida de diferentes famílias pelo país. Mas é importante salientar que boa parte destas estatísticas poderiam ser evitadas a partir de um olhar mais atento para a prevenção e proteção”, disse Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS, em comunicado oficial.

Continua após a publicidade

Quando o assunto são as medidas de precaução, a pesquisa afirma que cerca de 90% desses acidentes poderiam ser evitados com práticas capazes de “tornar o ambiente doméstico mais seguro, promovendo a cultura do cuidado de qualidade”.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade