Bebê de 3 meses engasgada é salva por Policiais Militares

Ação dos oficiais foi registrada por câmera de segurança. Assista ao vídeo e entenda o que fazer em uma situação como essa.

Por Carla Leonardi
Atualizado em 13 jun 2022, 15h40 - Publicado em 13 jun 2022, 13h31

Na manhã da última terça-feira (7), um oficial da Polícia Militar salvou a vida de uma bebê de três meses engasgada no Bairro Cidade Náutica em São Vicente, no litoral paulista.

PM salva bebê engasgada
Policiais Militares de São Vicente salvam bebê de 3 anos que estava engasgada (Polícia Militar/Divulgação)

O pai da menina foi visto em desespero por policiais que faziam patrulhamento nas ruas. Levados até o Batalhão da PM, ainda nos portões, eles foram recebidos pelo soldado Samora, que rapidamente executou a manobra de Heimlich, desobstruindo as vias aéreas da criança, que voltou a respirar.

A manobra leva esse nome em homenagem a seu criador, o americano Henry Heimilich. O objetivo do movimento – que envolve batidas ritmadas nas costas do bebê, apoiado de bruços no antebraço do adulto e com o bumbum mais alto que a cabeça – é simular uma tosse.

Engasgo infantil manobra
(RossHelen/Getty Images)
Continua após a publicidade

Pronto-atendimento

Em entrevista ao G1, Samora relatou o desespero do pai da criança e alertou para a necessidade de buscar ajuda imediatamente, caso ocorra uma situação parecida. “A orientação que eu deixo para os pais quando se depararem com uma ocorrência como essa é manter a calma, acionar o serviço de emergência 190 ou 193 para o melhor apoio”, disse o oficial.

Em geral, os engasgos são inofensivos, mas casos mais graves podem acontecer. O ideal é procurar socorro prontamente, mas já começar as manobras o quanto antes. Por isso, é importante saber como executar os movimentos de maneira correta.

Assista, a seguir, ao vídeo do resgate captado por uma câmera de segurança e divulgado pela Polícia Militar:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.