Continua após publicidade

Viralizou! Entenda o caso dos primos idênticos gerados por pais gêmeos

Os pequenos nasceram de mães gêmeas idênticas, que se casaram com pais que também são univitelinos, tendo a mesma carga genética.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 22 fev 2022, 14h43 - Publicado em 21 fev 2022, 19h43

De tempos em tempos, histórias curiosas viralizam nas redes sociais e este foi o caso dos primos Jett e Jax Salyers, que também são considerados irmãos genéticos e gêmeos quaternários. Mas afinal, o que isso significa e como é possível?

A história começou a ganhar destaque no Instagram, quando as gêmeas idênticas Brittany e Briana Deane – que já participaram do reality show “Irmãs ao Extremo”, do Discovery – criaram um perfil para registrar momentos do dia a dia por lá. Até que o público foi surpreendido com o noivado e mais tarde casamento simultâneos delas com os gêmeos também univitelinos, Josh e Jeremy Salyers, em 2018. Eles se conheceram, no ano anterior, em um festival que reúne gêmeos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Josh, Jeremy, Brittany, Briana (@salyerstwins)

Já em agosto de 2020, Brittany e Josh posaram ao lado de Briana e Jeremy para contarem que os dois casais estavam a espera de seus bebês ao mesmo tempo. “Estamos emocionados e gratos por experimentarmos gestações simultâneas. Nossos filhos não serão apenas primos, mas irmãos genéticos e gêmeos quaternários”, revelaram na publicação do Instagram.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Josh, Jeremy, Brittany, Briana (@salyerstwins)

Continua após a publicidade

Em janeiro de 2021, eles anunciaram que Brittany foi a primeira a dar à luz, dando boas-vindas a Jett. Poucos meses depois, em abril, foi a vez de Briana ver seu filho Jax nascer. Mesmo com mães e pais diferentes, os pequenos já estão dividindo roupinhas iguais e a semelhança entre eles é grande.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Josh, Jeremy, Brittany, Briana (@salyerstwins)

Primos e irmãos ao mesmo tempo? 

A semelhança entre os bebês têm levado a muitos comentários nas redes sociais sobre os pequenos serem gêmeos, mas Carolina Curci, ginecologista e obstetra, explica que este não é o termo correto a ser usado. “Ainda que eles sejam idênticos fisicamente, como vemos nas fotos, para serem gêmeos, eles teriam que ter vindo da mesma gestação”, esclarece a especialista em reprodução humana.

Assim, a designação de gêmeos quaternários, como os pais anunciaram que os filhos são, não é por eles serem parecidos. “Mas porque são duas crianças que foram geradas por dois casais monozigóticos (isto é gêmeos idênticos, que resultaram da fertilização do mesmo óvulo)”, completa a médica.

Portanto, os dois bebês são primos e, no máximo, irmãos genéticos, “porque a carga genética que veio do pai é igual a do outro pai e o mesmo vale para as duas mães”, diz a obstetra, já que ambos os casais são univitelinos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.