Tratamentos de cabelo durante a gravidez e a amamentação

Gestantes podem pintar o cabelo? E fazer luzes? Lactantes estão liberadas para fazer escova progressiva? Descubra!

Como quase todas as fases da vida, a gravidez é um período cheio de transformações positivas e negativas. Se por um lado as futuras mamães sentem azia, dores nas costas, inchaço e prisão de ventre, por outro, elas começam a perceber que as unhas e os cabelos estão mais fortes e bonitos devido aos hormônios.

“As madeixas crescem, ficam sedosas e volumosas na gestação. Mas no pós-parto, alguns problemas começam a surgir, como a queda. A dica é apostar na hidratação e não passar produtos muito diferentes”, explica Fabiane Sabbag Corrêa, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

Seguir as orientações do médico sobre os tratamentos capilares que são indicados nos nove meses e durante a amamentação é fundamental. Assim como ter conhecimento dos componentes que fazem parte dos produtos utilizados – desde shampoos até cremes usados em salões de beleza.

Reunimos as perguntas mais frequentes sobre o assunto e, com a ajuda da obstetra de São Paulo, as esclarecemos a seguir. Confira as respostas e tire as suas dúvidas:

Veja também

1. Grávidas podem pintar o cabelo?

Sim, contanto que usem tintas específicas sem amônia e metais pesados (por exemplo, chumbo e arsênio) – como os tonalizantes e as hennas. Para garantir a segurança da mãe e do bebê, o procedimento só é recomendado após as 12 semanas de gestação.

2. E mulheres que estão amamentando? Podem pintar o cabelo?

Sim. Geralmente, os médicos indicam que elas sigam as mesmas regras das grávidas porque não há estudos que mostram o quanto as substâncias das tintas – como o metal – podem passar para o leite materno. Na dúvida, a precaução deve ser seguida e as tinturas normais podem ser usadas somente quando a amamentação for finalizada.

3. As mães estão liberadas para fazer luzes durante a gestação e na fase do aleitamento materno?

Sim. Mas é muito importante que o produto não encoste no couro cabeludo porque ele absorve as substâncias que caem diretamente na corrente sanguínea e passam para o bebê.

4. Grávidas podem fazer escova progressiva? E as lactantes?

Não. As escovas progressivas têm formol e outras substâncias tóxicas que são extremamente nocivas. Tratamentos desse tipo devem ser evitados ao longo dos nove meses e também no período da amamentação. Se quiserem alisar os cabelos, as mães devem fazer escova e chapinha.

(_chupacabra_/Thinkstock/Getty Images)

5. Estou com 25 semanas de gravidez. Posso voltar a fazer relaxamento na raiz do cabelo?

Não. Esse tipo de tratamento também contém substâncias tóxicas que fazem mal. Na amamentação é melhor evitar, mas a mulher deve conversar o com o médico que a acompanha antes de fazer qualquer coisa.

6. Estou amamentando. Posso passar óleo de rícino no couro cabeludo?

Sim. Apesar de ainda não existir estudos que comprovem que ele não causa nenhum prejuízo, como se trata de um óleo natural, as mães podem utilizá-lo.

7. O que posso usar para colorir os cabelos?

Tonalizantes, hena e tintas modernas que são sem amônia e metais.

8. Como tratar a queda de cabelo no pós-parto?

Depois do nascimento do bebê, os cabelos caem por causa do declínio hormônios. É importante que mãe consulte o médico para ver se não está faltando nenhuma vitamina no organismo, como o ferro. Se estiver tudo normal, o controle é feito com shampoos específicos, suplementos prescritos pelo especialista e alimentação saudável.

Veja também

9. Chapinha e babyliss podem ser usados normalmente na gravidez e na amamentação?

Sim. Eles não apresentam problemas porque não têm química.

10. Grávidas podem fazer hidratação no cabelo?

Sim. Mas tudo depende do produto que for usado. Se o cosmético não tiver contraindicações, a hidratação pode ser feita.

11. Quais são os produtos que estão liberados para as grávidas usarem nos cabelos?

Não são recomendados os que contêm formol, amônia e metais pesados. As gestantes também têm que tomar cuidado porque, às vezes, os shampoos apresentam na sua composição ácidos que são contraindicados. Durante a amamentação, também é importante seguir as mesmas regras. Os cosméticos que contém queratina podem ser utilizados nas duas etapas. Mas vale ressaltar que se a mulher tiver algum tipo de alergia, ela tende a piorar na gravidez. Por isso, aposte nos produtos que você já tem costume de usar.

12. A selagem pode ser feita na gravidez e na fase do aleitamento?

Não. Ela também apresenta riscos para a mãe e o bebê.

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s