Continua após publicidade

Gravidez: barriga baixa é sinal de que o parto está chegando?

Entenda se esse é ou não um indício que o corpo dá sobre o nascimento do bebê

Por Da Redação
2 nov 2023, 12h00
Grávida segurando a barriga, cuja bolsa acabou de estourar. Ela está em pé, com as pernas afastadas, e há uma mancha de líquido no chão.
 (Malte Mueller/Getty Images)
Continua após publicidade

Muito se fala por aí sobre os sintomas que indicam a aproximação do parto. E você já deve ter ouvido que a barriga “abaixar” é um deles, correto?

A verdade é que os tais indícios não são iguais para todas as grávidas, mas conversamos com especialistas para entender se esse sinal em específico realmente aponta que a hora do bebê nascer está chegando.

Médico examinando uma mulher grávida com o estetoscópio
(PeopleImages/Getty Images)

A ginecologista obstetra com especialização em parto humanizado Beatriz Barbosa explica que, embora seja algo que varie de gestante para gestante, no fim da gravidez, a barriga pode diminuir alguns centímetros – o que ocorre por causa da movimentação do feto, que começa a se “encaixar” na bacia, justamente uma preparação para a hora do parto. Daí a ideia de que ela está mais baixa. Isso tende a acontecer a partir da 36ª semana.

A sensação para a mãe, vale dizer, é de pressão na região pélvica. De acordo com Ana Lúcia Beltrame, ginecologista e obstetra especialista em Reprodução Humana, o cenário mostra que o bebê pode estar entrando no estreito superior da pelve e, consequentemente, pressionando o osso público.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.