Gravidez: barriga baixa é sinal de que o parto está chegando?
Entenda se esse é ou não um indício que o corpo dá sobre o nascimento do bebê
Muito se fala por aí sobre os sintomas que indicam a aproximação do parto. E você já deve ter ouvido que a barriga “abaixar” é um deles, correto?
A verdade é que os tais indícios não são iguais para todas as grávidas, mas conversamos com especialistas para entender se esse sinal em específico realmente aponta que a hora do bebê nascer está chegando.
A ginecologista obstetra com especialização em parto humanizado Beatriz Barbosa explica que, embora seja algo que varie de gestante para gestante, no fim da gravidez, a barriga pode diminuir alguns centímetros – o que ocorre por causa da movimentação do feto, que começa a se “encaixar” na bacia, justamente uma preparação para a hora do parto. Daí a ideia de que ela está mais baixa. Isso tende a acontecer a partir da 36ª semana.
A sensação para a mãe, vale dizer, é de pressão na região pélvica. De acordo com Ana Lúcia Beltrame, ginecologista e obstetra especialista em Reprodução Humana, o cenário mostra que o bebê pode estar entrando no estreito superior da pelve e, consequentemente, pressionando o osso público.