Desconforto nos seios após o parto

A fase conhecida como apojadura ou descida do leite deixa a mulher com os seios inchados, quentes e doloridos, o que, para os médicos, é um ótimo sinal.

 

“Ai, que desconforto”, reclamam as mães mais ou menos três dias depois do parto. Pudera. Nessa fase, conhecida como apojadura ou descida do leite, as mamas costumam ficar cheias, quentes e doloridas. É um bom sinal, consolam os médicos. Afinal o organismo feminino está se preparando para produzir leite em grande escala. Mas, cá entre nós, mãe nenhuma merece sentir tanto incômodo.

Assim, vamos às dicas sobre o que fazer e o que não fazer para aliviar as dores. Se você estiver produzindo muito leite, amamentar o bebê com mais frequência pode trazer um alívio. Se o pequeno não der conta de tanto alimento, faça uma massagem nas mamas depois de amamentar e procure drenar, manualmente, o leite que restou. Algumas técnicas, no entanto, podem piorar ainda mais o desconforto nas mamas durante a apojadura. Veja, a seguir, o que dizem os especialistas:
 
Evite as compressas com gelo

“Elas podem queimar a pele sem que a mulher perceba”, explica a enfermeira Márcia Regina da Silva, encarregada do curso de gestantes do Hospital São Luiz, em São Paulo. Esse tipo de compressa é recomendado apenas em casos muito especiais e deve ser utilizada com acompanhamento médico.

Cuidado com as compressas quentes

Elas também podem queimar a pele. Além disso, causam o efeito inverso do desejado, ou seja, estimulam ainda mais a produção de leite, o que pode aumentar as dores e o desconforto;
 
Não utilize as bombas de sucção

Nessa fase, o acessório não é indicado porque não vai conseguir esvaziar as mamas. “A bomba suga apenas o leite fluido, o que pode dar a falsa sensação de que a mulher está sem leite ou provocar uma infecção mamária ocasionada pelo acúmulo de leite em placas”, adverte Márcia Regina.
 
Depois de tomar todos esses cuidados, você só precisa esperar um pouco. Em geral, a apojadura dura de três a cinco dias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s