Privação de sono, paciência para lidar com os palpites, insegurança ao cuidar do pequeno… Apesar das alegrias, os primeiros meses de vida do bebê também trazem preocupações. Com o intuito de chamar a atenção para a participação ativa dos pais e comparar o que muda na vida das mulheres e dos homens com a chegada dos filhos, o canal Porta dos Fundos publicou um vídeo no YouTube sobre o assunto.
Com uma boa dose de ironia, a gravação mostra o diálogo entre dois colegas que se encontram no campo de futebol. Um deles se tornou pai há apenas um mês e explica para o amigo que até então nada foi modificado na sua rotina: o seu corpo continua o mesmo, o humor não passou por alterações, as noites de sono estão tranquilas e até mesmo a frequência de sexo tem sido satisfatória.
Ao ser questionado sobre questões específicas, por exemplo o parto, o pai logo diz que não sentiu nada, apenas ficou cansado – desconsiderando totalmente o protagonismo da mãe. Expressões machistas, que infelizmente ainda são usadas com frequência nas conversas cotidianas, também aparecem – como o fato de que, segundo o personagem, as mulheres são frescas, pouco tolerantes para a dor e neuróticas com os filhos.
Em aproximadamente três dias, o vídeo já foi visualizado por quase 1 milhão e 400 mil pessoas. A postagem também recebeu diversos comentários. “Faltou o paizão mostrar as fotos lindas do Instagram com o filho”, afirmou uma internauta. “A vinda da filha de Gregório [Duvivier] rendeu bons roteiros de vídeos”, escreveu outra pessoa se referindo ao nascimento de Marieta, filha do ator, que chegou ao mundo em janeiro.
Assista ao vídeo: