Porta dos Fundos questiona o papel do pai na criação dos filhos

No vídeo 'Vida de Pai', humoristas ironizam a falta da paternidade ativa na educação dos pequenos e a responsabilidade que cai sobre as mães.

Por Luísa Massa
Atualizado em 1 fev 2018, 18h48 - Publicado em 1 fev 2018, 18h35
Ruído branco: O segredo para um bom sono do recém-nascido
Ruído branco: O segredo para um bom sono do recém-nascido (Halfpoint/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Privação de sono, paciência para lidar com os palpites, insegurança ao cuidar do pequeno… Apesar das alegrias, os primeiros meses de vida do bebê também trazem preocupações. Com o intuito de chamar a atenção para a participação ativa dos pais e comparar o que muda na vida das mulheres e dos homens com a chegada dos filhos, o canal Porta dos Fundos publicou um vídeo no YouTube sobre o assunto.

Com uma boa dose de ironia, a gravação mostra o diálogo entre dois colegas que se encontram no campo de futebol. Um deles se tornou pai há apenas um mês e explica para o amigo que até então nada foi modificado na sua rotina: o seu corpo continua o mesmo, o humor não passou por alterações, as noites de sono estão tranquilas e até mesmo a frequência de sexo tem sido satisfatória.

Ao ser questionado sobre questões específicas, por exemplo o parto, o pai logo diz que não sentiu nada, apenas ficou cansado – desconsiderando totalmente o protagonismo da mãe. Expressões machistas, que infelizmente ainda são usadas com frequência nas conversas cotidianas, também aparecem – como o fato de que, segundo o personagem, as mulheres são frescas, pouco tolerantes para a dor e neuróticas com os filhos.

Em aproximadamente três dias, o vídeo já foi visualizado por quase 1 milhão e 400 mil pessoas. A postagem também recebeu diversos comentários. “Faltou o paizão mostrar as fotos lindas do Instagram com o filho”, afirmou uma internauta. “A vinda da filha de Gregório [Duvivier] rendeu bons roteiros de vídeos”, escreveu outra pessoa se referindo ao nascimento de Marieta, filha do ator, que chegou ao mundo em janeiro.

Assista ao vídeo:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.