Marcos Mion é conhecido nacionalmente pela militância em prol da comunidade autista. Pai de três crianças, o apresentador possui um filho, Romeo, com a condição e é presença registrada nas discussões políticas envolvendo o tema. Em julho deste ano, por exemplo, ele foi até o Ministério da Cidadania, para defender a inclusão do autismo no Censo 2020 – proposta esta que, felizmente, foi sancionada.
Na última quarta-feira (11), Marcos pôde comemorar mais uma conquista. Enquanto lançava o seu novo livro, recebeu a notícia de que uma lei que recebia o nome de seu filho havia sido aprovada no Senado. O Projeto de Lei (PL) 2.573, denominado de Lei Romeo Mion, propõe a criação da Carteira Nacional de Identificação do Autista, e ajuda na visibilidade e reconhecimento da pessoa autista.
O texto determina o oferecimento gratuito da carteira, com validade para todo o país, e também regulamenta que indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados. Outro benefício no sentido cultural é que cinemas serão obrigados a oferecer, mensalmente, sessões adaptadas para a melhor acomodação deste público.
O PL já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados. Assim, ao passar pelo Senado, o próximo destino é a sanção da presidência, que determinará a viabilidade do ato. Após os devidos trâmites, o documento poderá ser solicitado em órgãos municipais.
A decisão foi extremamente celebrada por Mion. Em suas redes, ele postou um vídeo com a legenda “Sobre a melhor notícia que recebi no ano” e, emocionado, agradeceu a diversos nomes que o acompanharam nesta luta. “Essa não é uma conquista que eu conseguiria sozinho, tem o trabalho de todos ativistas, a emoção de todos pais e mães de autistas, além dos próprios autistas que receberam meu anjo Romeo, eu e nossa família na comunidade com tanto carinho e admiração”, escreveu ele.
“Na verdade, minha vontade é só chorar, pular agradecer…”, disse. Na mesma postagem, ele também comentou sobre o papel do filho na garantia dos direitos do autista. “Ainda não caiu minha ficha…mas eu consigo entender que o Romeo é um agente transformador não apenas da minha vida, mas agora de milhões de pessoas. E assim será pra sempre! Todo autista que tirar sua Carteira Nacional de Identificação, vai tirar a Carteira Romeo Mion”. Confira o depoimento na íntegra: