Conviver com avós carinhosos é um dos maiores privilégios da infância. Mas quando esses entes queridos se vão, uma grande falta – às vezes, a primeira da nossa vida – fica por muito tempo, até que as memórias vão diminuindo cada vez mais. Pensando nisso, uma avó presenteou seus seis netos com ursinhos de pelúcia feitos com as camisas de flanela do falecido marido. Thomas Lennon morreu em agosto de 2022, em decorrência de complicações da Doença de Parkinson, e a viúva, Mary, viu naquela ideia uma forma de ajudar os pequenos a lidar com a perda e a preservar as lembranças do avô.
A inspiração surgiu a partir de Patrice Travis, voluntária do AccentCare Hospice, em Boston, Estados Unidos, que já tinha o hábito de costurar um ursinho para cada paciente que falecia. Mas quando Mary soube da possibilidade, resolveu tornar aquilo o mais especial possível. Olhos da mesma cor, óculos parecidos, o tecido das camisas que ele usava… Até um patch com a palavra “peace” (paz, em inglês) foi colocado nas pelúcias, já que Thomas tinha o hábito de usar o termo ao se despedir.
Outros detalhes ainda foram incorporados aos ursinhos e, no fim, Patrice achou que Mary também deveria ter sua própria pelúcia. Com isso, enfrentou a tarefa de costurar sete Pom Pom’s – apelido do avô e nome dado aos ursos – a tempo do Natal. “Cada um terminou com uma personalidade diferente. Eu amei trabalhar nesse projeto”, disse a voluntária ao Good News Network.
As crianças passaram a chamar os ursos de “vovô” e eles se tornaram uma espécie de “anjinho de pelúcia” para os pequenos. “[A ideia] se transformou em algo que eu nunca poderia ter imaginado e tornou tudo mais bonito”, disse Mary, agradecida pelo trabalho de Patrice.