Continua após publicidade

8 atividades para fazer com as crianças em casa durante as férias

Confira uma lista especial de brincadeiras para divertir os pequenos mesmo em dias frios ou de chuva!

Por Carla Leonardi
Atualizado em 6 jul 2023, 15h30 - Publicado em 6 jul 2023, 14h21

As férias chegaram e, com elas, o tédio bateu entre os pequenos? Calma! Além de passeios que a família pode fazer, como ir ao cinema, ao museu, ao parque ou até a lugares mais distantes, em um bate e volta, há diversas atividades possíveis em casa e que também fazem a alegria da criançada.

Publicidade

Para te ajudar neste período, elencamos aqui algumas brincadeiras fáceis e divertidas!

Publicidade

1. Acampamento

Quem aí não gostava de brincar de acampar quando era criança? A sensação de aventura – ainda que aconteça dentro de casa – é uma delícia! Aqui, claro, depende das condições disponíveis. Está frio, à noite ou você mora em apartamento? Então, vale montar a “barraca” no meio da sala ou até mesmo no quarto dos pequenos.

Para isso, amarrar lençóis ou cobertores nos móveis funciona bem. Pronta a estrutura, é só espalhar almofadas, apagar as luzes, usar lanternas para dar aquele clima especial e pronto! Outra dica é arrumar uma mochilinha com itens essenciais para o acampamento da família.

Publicidade

2. Piquenique

Para aproveitar o sol, que tal estender a toalha no quintal ou montar uma mesinha na sacada? Se não for possível, o piquenique no tapete da sala também está valendo! Prepare comidinhas, como frutas e sanduíches, arrume uma cesta especial e convide a criança para fazer esse lanchinho inusitado. Para ficar ainda mais legal, peça a ajuda dela para organizar tudo.

Continua após a publicidade

3. Festa do pijama

Poder dormir um pouquinho mais tarde é parte das férias de muitas crianças, mas nem é preciso alterar o horário do sono para fazer uma festinha do pijama – basta que vocês se programem.

Publicidade

Reúna todo mundo na sala de casa com seu pijaminha especial para inventar e contar histórias, cantar, dançar, fazer brincadeiras e até comer uma guloseima! 😋 Com esse tema tão divertido, a família pode escolher as atividades de que mais gosta.

4. Jogos de cartas e tabuleiro

Saudades de uma rodada de Detetive? Ou de Jogo da Vida? A escolha depende da idade das crianças, é lógico, mas há diversas opções de cartas e tabuleiros com os quais mesmo os pequenos conseguem se divertir (como Cara a Cara, Jogo do Mico, jogo da memória, entre outros). Aqui, a diversão de pais e filhos é garantida!

Publicidade

Crianças na cozinha preparando massa, usando avental branco e chapéu de chef

Continua após a publicidade

5. Criança na cozinha

Na correria do dia a dia, permitir que a criança ajude a preparar algum alimento pode não ser muito simples. Por isso, as férias são o momento ideal para encontrar uma receita simples em que ela consiga colocar (literalmente) a mão na massa. Se for possível, vista o pequeno com um avental infantil – certamente, ele vai achar a oportunidade ainda mais especial.

Publicidade

6. Caça ao tesouro

Que tal montar uma caça ao tesouro para a criança se sentir uma verdadeira detetive? É só escolher um prêmio bem legal, esconder e espalhar pistas pela casa. O nível de dificuldade deve variar conforme o tamanho do seu filho e as habilidades dele, mas pode incluir desafios para tornar a atividade ainda mais gratificante.

7. Ateliê do artista

Pequenas telas em branco, cavalete de madeira (há opções pequenas usadas sobre a mesa), algumas tintas, pincéis e tolerância para a sujeira… É disso que você vai precisar para montar um ateliê improvisado em casa!

A dica é proteger o chão e o móvel, se for o caso, vestir a criança com uma roupa que possa ser manchada e deixar a criatividade dela fluir. Se preferir, troque as telas e o cavalete por folhas de papel (de gramatura mais alta, para aguentar a tinta).

8. Sessão de cinema

Escolher com os pequenos um desenho para assistir, estourar pipoca, reunir toda a família na sala e dar o play é sempre um sucesso. Para incrementar a momento, vale fazer saquinhos de pipoca individuais e até criar bilhetes de entrada para que as crianças “comprem” antes de se sentar no sofá. Elas vão amar!

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade