6 formas espertinhas de decorar ovos com as crianças na Páscoa

Técnicas práticas e super fofas para decoras as cascas é o que a família precisa para deixar a caça aos ovos mais divertida este ano!

Por Isabelle Aradzenka Atualizado em 16 abr 2022, 09h02 - Publicado em 16 abr 2022, 09h03

Coelhinho, ovos, chocolate… As clássicas tradições desta data permitem inúmeras formas de unir a família e passar um tempo de qualidade juntos! Pode ser com um delicioso almoço , com a troca de presentinhos para entrar no clima do feriado ou com brincadeiras em que todos possam participar.

Mas antes de pensarmos em gincanas como a caça aos ovos, decorar e pintar as casquinhas pode ser uma maneira de deixar a tradicional atividade ainda mais divertida – e prolongar a brincadeira para entreter as crianças por mais tempo.

Por isso, separamos diversos tutoriais práticos para a família conseguir enfeitar os seus ovos por aí e preparar belas aventura pela casa ou jardim.

Como preparar a casca do ovo para a pintura

Antes de começar a pintura, entretanto, é preciso saber preparar as cascas de ovo que serão pintadas, tanto para que não quebrem e sujem a casa toda quanto para aliviar o odor característico do alimento, que não é dos mais agradáveis, né? Por isso, preste bem atenção na etapa de preparação para seguir para os outros tutoriais de DYI!

Você pode começar retirando a clara e a gema do ovo com apenas dois buraquinhos na parte de cima e de baixo da casca. Com isto feito, lave-as bem e deixe no forno a 180° por dez minutos. Suas cascas estão prontas para receber a decoração. Vamos pintar!

1. E que tal tie-dye?

Quem não ama uma pintura cheia de cores e bastante chamativa? Para esta técnica de tie-dye, você vai precisar da casca do ovo que será pintado, alguns corantes, papel toalha, elásticos e um spray de água!

A partir daí, é só seguir o tutorial, enrolando o ovinho no papel e pingando os corantes escolhidos em seu entorno. Com a ajuda da água, você espalha as cores por toda a casca e espera secar. Já está pronto para a diversão!

2. Pintura com tinta e fita adesiva

View this post on Instagram

A post shared by The Artful Grimmer (@theartfulgrimmer)

Se o que a família quer é muita simetria e padrões geométricos, esta é a técnica perfeita para decorar os seus ovinhos!

Antes de pintar a casca, cubra ela com uma fita adesiva, delimitando os espaços que não serão pintados. Depois, deposite uma camada bem generosa de tinta acrílica por todo o ovo, espere secar e retire as fitas adesivas para ver lindos padrões se formarem na casquinha.

Continua após a publicidade

3. Inspirado em bichinhos

View this post on Instagram

A post shared by 🐞 Artes da Joaninha 🐞 (@artes_da_joaninha)

Esta técnica é intuitiva e requer mais criatividade do que tintas! Aqui, a ideia é reproduzir bichinhos ou personagens nas cascas de ovo com os materiais que tiverem ai em casa: pode ser algodão, como esta simpática ovelhinha, ou usar papel crepom, palitos de madeira, tecidos, canetinha… Não tem limite para as possibilidades!

4. Decorados com rendinha e corante

Padrões inspirados na natureza, rendinhas e até desenhos geométricos podem ser feitos com esta técnica!

Para começar, basta fixar com a ajuda de um elástico a base do desenho na casca do ovo – pode ser uma renda, uma folha coletada no jardim ou os próprios elásticos. Em seguida, mergulhe os ovinhos na mistura de água e corante. Prontinho, todos ficarão decorados!

5. Conhece a pintura com arroz? 

Cansados da maneira tradicional (e bem bagunceira) de colorir os ovinhos? Esta técnica é para vocês! Aqui vamos utilizar grão crus de arroz para ajudar na tintura. É só separar um punhado do alimento em um potinho com tampa, despejar corante sobre os grãos, e chacoalhar.

Com os grãos já coloridos, deposite o ovo dentro do potinho e chacoalhe mais um pouco (com muito cuidado!). O arroz pintará a casquinha e ainda deixará uma textura diferente de todas as outras técnicas!

6. Só com canetinhas

Para finalizarmos, esta técnica é bastante intuitiva e prática! A ideia é desenhar todos os ovinhos com canetinhas. Se preferir que eles estejam uniformemente pintados antes de desenhar, basta pintar com uma camada fina de tinta e esperar secar.

Depois é só caprichar no desenho! Assim, a brincadeira dá bastante espaço para vocês se inspirarem e reproduzirem os personagens favoritos das crianças e (quem sabe) os integrantes da sua família na casca do ovinho?

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade