5 peças de teatro infantis para assistir sem sair de casa

Para entreter a criançada, estão rolando várias apresentações de teatro transmitidas ao vivo. Spoiler: tem até clássicos como "O Mágico de Oz".

Por Flávia Antunes Atualizado em 16 abr 2021, 10h54 - Publicado em 10 abr 2021, 10h00

Bem no comecinho da pandemia da covid-19, as transmissões ao vivo tomaram conta da internet. Artistas apostaram em lives de shows, personalidades fizeram bate-papos no Instagram e nem os pequeninos ficaram de fora – sendo tomados pela programação infantil de oficinas, contações de histórias e outras brincadeiras disponibilizadas no meio online.

Agora, com o novo endurecimento do isolamento social em algumas cidades, a onda de atividades de cultura e entretenimento para os pequenos voltou com tudo! E uma das grandes apostas são as peças de teatro encenadas ao vivo, através das plataformas e redes sociais, que chegam às telinhas da família onde estiverem.

Ficou curioso? Então já anota na agenda as próximas datas para não perder nenhum dos espetáculos!

SESC 

Espetáculo-Ping-Pong
SESC/Divulgação

Para continuar promovendo atividades culturais dos mais diversos tipos, o SESC criou a plataforma #EmCasaComSesc, que oferece programações para todos os públicos, sendo que todas as apresentações são realizadas diretamente de casa ou do estúdio de trabalho dos artistas.

Neste fim de semana, a criançada poderá se divertir com o espetáculo musical “Ping Pong”, da Companhia Cabelo de Maria. Os artistas Renata Mattar e Gustavo Finkler entram em cena para ensinar aos pequenos o que significa diversidade, com músicas regionais misturadas ao folclore brasileiro e personagens diferentes. Tem a centopeia com uma perna mais curta que as outras, a mula sem cabeça despreocupada e até a origem do lobisomem.

Além de contar muita história aos pequenos, o show promete ficar ainda mais interessante porque Renata e Gustavo vão propondo brincadeiras para as crianças fazerem ao longo do espetáculo. Ah, e para saber das próximas atrações, é só ficar de olho no Instagram do SESC Ao Vivo!

  • “Ping Pong”

Quando? 17 de abril (sábado), às 15h

Como assistir? Canal do Youtube e Instagram 

View this post on Instagram

A post shared by Sesc Santos (@sescsantos)

A programação do SESC Santos também está recheada de peças bacanas! De autoria da Cia O Grito, a experiência teatral é diferente de tudo o que você já viu: isso porque as experiências curtinhas, de 20 minutos de duração, são conduzidas pelos atores através de chamadas de vídeo e de voz, envio de imagens e outras interações feitas no WhatsApp.

Diferente, né? Para assistir, é necessário fazer inscrição no site, escolher o dia de preferência e informar o número para contato. Depois, é só aproveitar as opções de espetáculos  que serão adaptadas para o formato participativo. Se estiverem curtindo, é só mandar um emoji feliz que os artistas vão adorar saber!

  • “Diana Luana”

Quando? 17 e 24 de abril (sábados), em diversos horários (a escolha é feita no momento da inscrição)

Como assistir? As interações serão feitas via WhatApp

  • “As Aventuras de Zito e O Gigante Adamastor”

Quando? 18 e 25 de abril (domingos), em diversos horários (a escolha é feita no momento da inscrição)

Como assistir? As interações serão feitas via WhatApp

Diversão em Cena

View this post on Instagram

A post shared by Diversão em Cena ArcelorMittal (@diversaoemcena)

O Diversão em Cena é uma ação da Fundação ArcelorMittal para continuar trazendo encanto para dentro de casa – reunindo as famílias em torno de apresentações de companhias que fazem sucesso no Brasil e no mundo.

A próxima atração do grupo é a chamada “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças”. Como o próprio nome diz, a produção tem o intuito de apresentar ao público infantil quem foi o compositor Carlos Alberto Ferreira Braga, popularmente conhecido como Braguinha e responsável por tradicionais músicas carnavalescas, como “Chiquita Bacana”, “A Canoa virou” e “Pirata da Perna de Pau”. Arraste o sofá, prepare as serpentinas e vamos dançar com Carlinhos, o menino que vê música em todos os cantos! 

  • “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças”

Quando? 18 de abril (domingo), às 16h

Como assistir? Canal do Youtube e Facebook 

  • SESI

    View this post on Instagram

    A post shared by Sesi São Paulo (@sesi.sp)

    Ao redor de todo o estado de São Paulo, o Sesi-SP está inaugurando o programa Viagem Teatral Play, com um compilado de programações destinadas à crianças, jovens e adultos para serem assistidas online por meio do seu canal de YouTube.

    Continua após a publicidade

    Neste final de semana, os pequenos serão prestigiados pelo espetáculo “Zepelim (ou O balão que nunca existiu)”. A peça conta a história de Zezinho, um garotinho que mora no lixão e divide as experiências do dia a dia com o seu único amigo, um cachorrinho. Eles compartilham a comida, o lugar para dormir, brincam juntos e, principalmente, dividem os sonhos. E sabe qual é o maior desejo de Zezinho? Voar de balão! Mas para isso ele precisará achar um sapato, porque não se pode voar sem ele.

    A família ficou curiosa se o garotinho conseguirá ou não realizar esse anseio? Então já anota os dias e horário da peça para que a programação seja garantida do final de semana!

    • “Zepelim (ou O balão que nunca existiu)”

    Quando? 17 e 18 de abril (sábado e domingo), às 15h

    Como assistir? Canal do Youtube

    Grupo Sobrevento

    View this post on Instagram

    A post shared by Grupo Sobrevento | Teatro (@sobrevento)

    Você já assistiu a um teatro de sombras? A proposta criativa – e que deve encantar as crianças – é da companhia Sobrevento. A peça que será exibida, “O Amigo Fiel”, baseia-se no texto do escrito Oscar Wilde e fala sobre questões complexas, como individualismo e egoísmo, mas de forma poética, sensível e adaptada ao entendimento do público infantil.

    • Teatro de Sombras: “O Amigo Fiel”

    Quando? Até 22 de abril (quinta-feira), às 11h

    Como assistir? Transmissão feita pelo Zoom (é necessário fazer a reserva enviando um e-mail para info@sobrevento.com.br) 

  • EXTRA: Para além dos espetáculos…

    Pinacoteca

    View this post on Instagram

    A post shared by Pinacoteca de São Paulo (@pinacotecasp)

    Para que a criançada continue tendo contato com as artes e possa exercer a criatividade dentro de casa, a Pinacoteca vai lançar alguns vídeos-oficina. No primeiro deles, uma obra do acervo será detalhada e em seguida os pequenos serão convidados a expressarem seus sonhos e visões por meio de uma criação com os materiais artísticos que tiverem à disposição.

    • PinaFamília digital

    Quando? Todo segundo domingo do mês a partir de 11 de abril

    Como assistir? As vídeos oficinas podem ser acessadas no site da Pinacoteca e no canal de Youtube.

    CCBB Educativo

    View this post on Instagram

    A post shared by CCBB SP (@ccbbsp)

    Oficinas de histórias, jogos artísticos, exercícios de experimentação e muitos outros aguardam a família nessa programação especial preparada pelo CCBB. Todo sábado, há uma dinâmica diferente envolvendo artes e sempre dialogando com temáticas atuais. Para saber mais detalhes sobre cada uma delas, é só acessar o site.

    • Lugar de criação

    Quando? Todo sábado, às 15h

    Como assistir? Transmissões feitas por Zoom (o link é enviado depois que a inscrição for feita aqui).

    Museu da Imaginação

    View this post on Instagram

    A post shared by Museu Da Imaginação (@museudaimaginacao)

    Em um misto de trabalho de coordenação motora e história, as crianças poderão aprender mais sobre o artista Piet Mondrian e até farão sua própria pintura, na oficina online oferecida pelo Museu da Imaginação. Só que diferente das outras opções, o ingresso dessa atividade custa R$19,90 e as inscrições podem ser feitas até às 17h, do dia 23 de abril, no site.

    • Oficina-live Mondrian: cores e formas para crianças

    Quando? 24 de abril, às 11h e às 15h

    Como assistir? As sessões serão transmitidas via Google Meets, com uma hora de duração

    Continua após a publicidade
    Publicidade