10 brincadeiras para improvisar em casa com as crianças
Está procurando ideias de atividades para fazer em família? Confira algumas inspirações que vão animar as férias por aí!
O tédio já está batendo, as aulas ainda vão demorar a começar e as crianças só querem saber das telas? Que tal aprender algumas brincadeiras fáceis e divertidas para improvisar em casa com os pequenos? Reunimos aqui 10 ideias de atividades que com certeza vão animar a família! Escolha a sua e boa diversão!
1. Brincando de paleontólogo
A criança tem uma coleção de dinossauros pela casa? Então olha que ideia legal! Basta colocar um animalzinho dentro de uma bexiga, enchê-la de água e levar ao congelador. Depois, é só usar as ferramentas disponíveis para escavar e se sentir uma verdadeira paleontóloga!
2. Labirinto na parede
Fita adesiva (que descole facilmente, para não estragar o revestimento) e um tantinho de coordenação motora: é disso que você vai precisar para criar um labirinto como este em alguma parede de casa. O mais prático é pesquisar na internet um labirinto de nível fácil, imprimir e reproduzir em tamanho grande com a fita. Depois, basta um carrinho para a diversão começar!
@draheloisapediatra 👩🏻⚕️🩺Dia das crianças Repost @filhoterapia_ ⁉️As crianças vão amar esses labirintos de parede/ chão gigantes? 🧠Os benefícios para incentivar as crianças a trabalharem em uma superfície vertical, são o aprimoramento da estabilidade de ombro/cotovelo, atenção visual, consciência espacial e ajuda no cruzamento da linha média. 💕Excelente também, para os dias frios e chuvosos! Thanks for sharing @simply.ariel.baby @omerinoyungunlugu.a #DiadasCrianças #mamaesnotiktok #mamae #pediatra #criancas #brincadeiradecriança #atividadesinfantis #atividadespedagogicas #pais #brincadeira
3. Palitinho de macarrão
Você se lembra do pega-vareta? Aqui, a ideia é muito parecida. Em vez da vareta preta, porém, o que não pode mexer – ou melhor, cair – é o sapinho. Em um escorredor de macarrão, vários fios de espaguete foram colocados de um lado a outro, fazendo essa espécie de rede. Em cima de tudo, qualquer brinquedinho leve e pequeno resolve a questão. Tudo pronto, é só começar: quem deixar o objeto cair primeiro perde.
4. Bola na caçapa
Você já pensou em aproveitar a tampa da caixa de pizza para fazer um brinquedo? Nesta proposta, três flores foram desenhadas com um buraco no meio, no lugar do miolo. O objetivo é encaixar cada bolinha em sua respectiva cor, apenas movimentando a caixa.
@draheloisapediatra 😉Aproveita a caixa de Pizza aí …. 🔴🔵Desafio da bolinha na caçapa🟢🟣 💡A proposta de hoje é um desafio e taaaaaanto! 😅 Tente tinha que encaixar a bolinha de isopor na cor da flor correspondente. 🧠Requer muita paciência, concentração, foco, planejamento motor, noção espacial e equilíbrio!🙃🙃 💬Eu tentei por várias vezes até conseguir!! ⁉️E vocês? Curtiram? Então se joooooga!😉#mamaesnotiktok #pediatra #brincadeiradecriança #brincar #criancastiktok
5. Equilíbrio e coordenação
Nesta brincadeira, a intenção é alternar as posições de mãos e pés, dificultando pouco a pouco (de modo que seja possível). E não se preocupe se, por aí, a habilidade para recortar mãozinhas e pezinhos não for o forte. Você pode substituir os recortes por formatos e cores diferentes. Por exemplo: círculos são mãos e quadrados são pés, enquanto vermelho é sempre direita e amarelo é esquerda. Outra opção, caso a criança seja menor, é recortar quadrados e apenas desenhar mãozinhas e pezinhos.
6. Projetor de desenhos
Para os pequenos artistas ou contadores de histórias, essa inspiração é demais! Basta um rolinho de papel higiênico, um plástico transparente e canetas permanentes (daquelas que conseguimos escrever em superfícies plásticas, como caneta piloto). Aí, é só desenhar no tamanho adequado – à mão livre, ou sobrepondo algum desenho – e prender com fita adesiva em uma das pontas do rolo. Pronto o “projetor”, apague a luz e ilumine com uma lanterna pela outra ponta.
7. Corrida de centopeias
Dobrando diversas vezes uma tirinha de papel retangular e, depois, arredondando as pontinhas, você já tem o formato perfeito de uma centopeia. É só fazer a carinha com canetinha ou lápis de cor e dar um canudo a cada participante da brincadeira.
8. Cama de gato
Aqui, o mais importante é ter um corredor. Com tiras de tecido ou papel que cheguem de um lado a outro, prenda na parede com fita adesiva. O objetivo é criar um caminho desafiador, mas possível de ser ultrapassado pelos pequenos. Eles vão amar!
9. Corrida diferente
Que tal dar um toque a mais para dificultar a corrida e deixá-la ainda mais divertida? Dois retângulos de tecido ou papel resolvem a questão. A ideia é só poder pisar neles até chegar ao final.
10. Corrida de bolinhas na água
Para dias de calor, nada mais gostoso do que brincar com água! Aqui, uma fileira de copos bem cheios de água até a boca e uma bolinha de ping pong ou de isopor (o importante é que seja bem leve) fazem a diversão dos pequenos.