A chegada do verão é uma época muito esperada pela criançada, principalmente pela oportunidade de passar horas brincando na piscina ou na praia!
Para contornar a vontade de se refrescar, os pequenos podem trazer a farra aquática pra dentro de casa: por meio de brincadeiras com bexigas d’água, com bolhas de sabão e com objetos sensoriais e que estimulam a coordenação motora.
Curtiu a ideia? Então separa um espacinho por aí que possa molhar (o quintal, a varanda ou mesmo o box do banheiro são boas opções, mas sempre com a supervisão para evitar acidentes, viu?) e confiram essas 7 atividades divertidíssimas que não vão deixar ninguém passando calor! E a graça é se molhar mesmo…
1. Um fundo do mar todinho seu!
Que tal criar o seu próprio oceano? Com pedrinhas recolhidas no quintal de casa ou conchas que a família guardou de alguma viagem à praia, os pequenos podem elaborar um fundo do mar caprichado! Basta encher um recipiente ou bacia com água, despejar algumas gotas de corante azul e incluir todas as criaturas marinhas que encontrarem por aí (vale até utilizar peixes de plástico ou outros brinquedos).
2. Curtindo a espuma!
Aqui a graça é o estímulo sensorial! Difícil encontrar uma criança que não adore brincar com espuma, ainda mais nos dias quentes. Por isso, os pais podem apostar em receitinhas caseiras para criar a misturinha colorida, que geralmente leva sabonete líquido, água e um pouco de farinha de trigo, todos incorporados em uma batedeira ou mixer (as proporções você encontra em vários tutoriais na internet!).
Por fim, é só adicionar corante para tornar o experimento mais atrativo e deixar que os pequenos coloquem as mãos na massa!
3. Barquinhos de maçã
Existem vários experimentos com fundo científico que testam se os objetos afundam ou flutuam. Se vocês já fizeram algum desses por aí, devem ter notado que algumas frutinhas como a maçã boiam quando colocadas na água. Aproveitando essa propriedade do alimento, vale cortá-lo em fatias (colocando a parte com a casca virada para baixo) e personalizá-lo com um palito de dente e um pedaço de papel colorido, que vai imitar a vela do barco.
Depois, é só brincar de assoprar a navegação, guiando de um lado para o outro!
4. Bolhas como você nunca viu!
Falando em atividades que envolvem ciência, aqui está mais uma que seu filho vai amar! A brincadeira tradicional com bolhas de sabão já é conhecida pelas crianças, mas existe um jeito de torná-la ainda mais divertida.
Funciona assim: recorte uma garrafa pet deixando a parte que contém o bocal, envolva-a com uma meia ou pedaço de tecido (as redinhas de frutas também servem) e coloque um elástico para fixar. Em seguida, molhe em uma solução de sabão e água e deixe que o pequeno assopre e forme as bolhinhas, que duram muito mais tempo no ar! Só não esqueça de supervisionar os menorzinhos para evitar que coloquem o líquido na boca, combinado?
5. Surpresinhas no gelo
Os brinquedos que revelam surpresinhas estão na moda – e por que não criá-los vocês mesmos? Separem pequenos objetos de plásticos, como animaizinhos de plástico, bolinhas de gude ou sementes de plantas e coloquem cada um dentro de uma casca de ovo (lembrem de não jogar fora depois de preparar as receitas!).
O próximo passo é completar com água e levar para o congelador. A criançada vai se divertir quebrando a casca e revelando o conteúdo depois que o gelo derreter!
6. Atividade sensorial com água
Para os menorzinhos, uma boa ideia é apostar em atividades sensoriais, que os façam conhecer temperaturas, formatos e consistências. Vale colocar em um recipiente água morna e em outro mais gelada, além de incluir bolinhas coloridas e outros objetos para seu filho experimentar. Pode ser que ele fique encantado com a transparência da água, como esse protagonista fofo da foto aqui em cima!
7. Lava-rápido dentro de casa
Quem disse que lavar o carro é coisa de gente grande? 😅 Enquanto a criançada não pode ajudar os papais a limparem seus veículos de verdade, nossa dica é usarem automóveis de mentirinha ou brinquedões de plástico que tiverem à disposição.
Para as famílias que moram em casa e têm espaço no quintal, melhor ainda: liguem a mangueira, deixem bucha e escovas de limpeza por perto e mãos à obra!