7 atividades montessorianas e seus benefícios de 6 meses a 6 anos
As brincadeiras do Método Montessori valorizam a evolução natural da criança e podem ser criadas de forma totalmente caseira
O Método Montessori de educação defende a libertação do verdadeiro eu de cada criança por meio de atividades o mais próximo do natural possível, valorizando a evolução individual. Nada de obrigações: na primeira infância, as tarefas têm mais cara de brincadeira. O aprendizado é leve e divertido.
Selecionamos sete atividades montessorianas que podem ser feitas em casa e ajudam muito no desenvolvimento infantil dos seis meses aos seis anos de idade. Escolha a faixa etária de seu pequeno e boa diversão!
Circuito (a partir de 6 meses)
Para os bebês (entre 6 meses e 2 anos de idade), delimite caminhos pela sala, pelo quarto, indo de um cômodo a outro da casa ou, se tiver a possibilidade, no jardim. As margens podem ser feitas com almofadas ou móveis, e é legal que a rota passe por baixo de cadeiras, por cima de sofás etc. Eles deverão engatinhar ou andar por esse circuito até cansarem, por isso é importante criá-lo “infinito”, ou seja, que o fim seja onde está o começo. Coloque brinquedos ao longo do caminho para que os bebês sempre tenham um estímulo para continuar.
Para as crianças (a partir de 2 anos), desenhe ou marque circuitos lineares no chão, com fitas adesivas ou cordões coloridos. Elas deverão andar sobre o caminho marcado, um pé na frente do outro.
Benefícios: Desenvolve a psicomotricidade, as noções do próprio corpo e o equilíbrio.
Tubos das cores (a partir de 1 ano)
Para fazer os tubos, você precisará apenas de tubos que restam quando acabam os rolos de papel higiênico ou de papel toalha ou, ainda, tubos de batatas fritas. Forre-os com papel cartolina ou crepom das cores que escolher. O ideal é ter pelo menos as cores primárias (amarelo, vermelho e azul), mas se quiser e puder, faça a brincadeira com ainda mais cores.
Posicione verticalmente os tubos em uma estrutura rígida ou grude-os em uma parede com fita dupla-face, mantendo-os a alguns centímetros do chão. Providencie objetos das mesmas cores que os tubos: podem ser bolinhas de massinha de modelar, bolinhas de plástico, brinquedos, desde que passem pelo diâmetro do tubo.
A atividade da criança será colocar o objeto na parte de cima do tubo de cor correspondente e vê-lo cair pela parte de baixo – por isso, coloque um recipiente grande abaixo de todos ou recipientes menores abaixo de cada um dos tubos.
Benefícios: Trabalha a distinção de cores, a manipulação grossa de objetos, as noções de dentro e fora e de espera.
Caixa sensorial (a partir de 2 anos)
Coloque diferentes objetos dentro de uma caixa e faça dois buracos em uma de suas laterais (grandes o suficiente para que a mão da criança passe por ele). A criança deverá colocar as mãos dentro da caixa e, apalpando os objetos, descobrir o que eles são.
É importante que sejam objetos que a criança conheça, para a brincadeira não ficar difícil demais e desinteressar o pequeno.
Uma variação: colocar dentro da caixa frutas com que a criança esteja familiarizada.
Benefícios: Trabalha o tato, a imaginação e a fixação de palavras/vocabulário.
Separando as peças de roupa (a partir dos 3 anos)
Organizar as roupas limpas é uma ótima atividade para o desenvolvimento da criança. Ao tirar as roupas da criança do varal ou da secadora, empilhe-as sem ordem e peça que ela as separe em pilhas: uma de camisetas, uma de shorts, uma de calças e assim por diante. Para evitar que as meias, tão pequenas, se percam, coloque-as isoladamente em um cesto.
Benefícios: Desenvolve a organização e o senso de responsabilidade pelos próprios pertences. E, de quebra, ajuda a mamãe e o papai.
Abrindo e fechando os cadeados (a partir dos 4 anos)
Existem duas versões desta atividade. Na primeira, coloque cadeados e suas chaves soltos e separadamente em uma bandeja. Entregue tudo à criança e peça que ela abra os cadeados, tentando chave a chave. Quando todos estiverem abertos, a tarefa é fechá-los, misturar as chaves e começar tudo de novo.
Na segunda, você deverá prender os cadeados fechados em ganchos e pedir que a criança os abra com as chaves, que estarão todas presas em um mesmo aro – ou seja, as que já tenham sido usadas continuarão no molho, dificultando um pouco a atividade. Cada cadeado aberto deve ser retirado do gancho. Quando todos os ganchos estiverem vazios, a criança deverá colocá-los de volta, fechá-los e recomeçar a brincadeira.
Benefícios: Trabalha a coordenação motora fina e a noção de pares.
Recortando trilhas (a partir dos 5 anos)
Em tiras de papel de aproximadamente 20 cm x 8 cm, desenhe linhas retas, curvilíneas, em zigue-zague e como mais sua imaginação mandar. Entregue-as à criança com uma tesoura de pontas arredondadas e a oriente a cortar seguindo as linhas. Deixe que ela faça isso enquanto tiver vontade.
Benefício: Aperfeiçoa a coordenação motora fina.
Bandeja de areia e números/letras (a partir dos 6 anos)
Desenhe letras e números em cartões e peça que a criança reproduza-os com os dedos em uma bandeja com areia. Quando ela tiver escolhido um cartão, diga em voz alta o que está desenhado nele (“a letra A”, “o número 6” etc.). Os desenhos da areia não precisam ser perfeitamente iguais aos dos cartões: o importante aqui é a criança se familiarizar com o alfabeto e os números de forma física.
Benefício: Auxilia em casa o começo da alfabetização escolar.