6 dicas para dar banho em seu bebê
Saiba o que fazer para garantir uma hora do banho sem sustos nem dúvidas
A hora do banho pode ser um momento desafiador para quem está lidando com uma criança pela primeira vez. Mas, apesar das dúvidas, não é preciso se assustar!
Confira abaixo algumas dicas para garantir que o momento de higiene ocorra da forma mais confortável possível para o bebê – e para quem está dando o banho.
1. Deixe tudo à mão
A palavra de ordem é planejamento. Especialmente nas primeiras vezes, vale fazer uma lista de tudo o que você precisa antes, durante e depois do banho, e deixar esses itens próximos ao local onde a criança vai ser limpa.
Além de facilitar o processo, essa é a maneira de garantir que você não vai deixar o bebê sozinho em momento algum enquanto busca algo que esqueceu. Vale incluir tudo no checklist: toalha, cotonete, a fralda que será usada após o banho, e assim por diante.
2. Prefira banheiras (ou bacias)
A melhor maneira de garantir tanto o fluxo de água quanto a temperatura é dar o banho em uma banheira (ou bacia). Também existe a opção do ofurô, mas ela pode ser contraindicada em alguns casos, como em bebês prematuros. Na dúvida, vale perguntar ao pediatra.
3. Cheque a temperatura antes
A pele do bebê é extremamente sensível, e a temperatura deve estar confortável, em níveis semelhantes àquela do próprio corpo. O ideal é que a água esteja numa faixa em torno de 37 °C a 38 °C. Se você tiver um termômetro capaz de medir com precisão, melhor!
Mas também é possível checar a temperatura da água usando seu próprio antebraço ou pulso, mergulhando parcialmente na água, com o devido cuidado para não se queimar caso ela esteja alta demais. Só coloque a criança na água quando tiver certeza que a temperatura está correta.
4. Remova qualquer adereço de mãos e punhos
Você vai precisar esfregar (levemente) a criança para remover as sujeiras. Por isso, é importante se certificar que nada em suas mãos ou perto delas possa causar algum ferimento nesse contato – remova anéis, pulseiras, relógios e quaisquer outros itens. Também evite as unhas longas.
5. Atenção à parte de trás
Lavar a “parte da frente” — peito, barriga, genitais, rosto — é fácil, mas muitos pais e cuidadores ficam em dúvida sobre como proceder para a limpeza das costas, bumbum etc.
Lembre-se sempre de apoiar o peito e a cabeça da criança de modo que fiquem distantes da água. Outra maneira de facilitar o processo é dobrar as perninhas do bebê de modo que ele fique como se estivesse “de joelhos” – embora os pequenos ainda não consigam se sustentar nessa posição sozinhos, essa postura (que facilita o banho) pode ser mantida se você estiver sustentando o resto do corpo, como indicado.
6. Secar bem é fundamental
Enxugue bem todas as dobrinhas do corpo da criança, inclusive o umbigo. Nenhuma água deve restar por ali. Isso porque o excesso de umidade, especialmente nas reentrâncias, dá margem para a maceração da pele, o que favorece a abertura de ferimentos e infecções.