Estudar em casa, com aulas remotas ou apenas realizando as tarefas na volta da escola, é uma rotina que pede atenção. Toda criança precisa de um lugar especial, onde se sinta confortável e consiga se concentrar para aprender melhor.
Por isso, vale montar um canto de estudos, que pode ser dentro do quarto, na sala ou em qualquer outro cômodo, desde que seja planejado para esse fim. Para te ajudar a criar o espaço perfeito, conversamos com especialistas.
Ergonomia é tudo!
Pense no bem-estar e na postura adequada do pequeno. “A altura da mesa varia conforme a faixa etária. O ideal é que a criança sentada consiga posicionar os antebraços retos sobre a mesa com o cotovelo dobrado a 90 graus e apoie os pés no chão”, orienta a arquiteta Isabel Amorim.
Em relação às cadeiras, escolha a que dê mais conforto. Uma boa dica é optar por modelos com regulagem de altura. As que possuem braços são indicadas para um período prolongado de uso, porém ocupam mais espaço.
Isabel ainda sugere escolher os modelos sem rodinhas, pois o deslocamento com o móvel pode representar um fator de distração para as crianças.
Estudo iluminado
Luz natural é uma excelente pedida para deixar a área mais clara e proporcionar conforto aos olhos. “Sempre que possível, gostamos de prever a mesa próxima à janela”, dizem as designers de interiores Ana Paula Cunha e Grace de Paula, do escritório Angra Design.
De todo modo, a iluminação artificial merece atenção. O mais adequado é ter um ponto de luz no teto bem acima da mesa, para evitar fazer sombra sobre o tampo, e um abajur com foco direcionável.
Móveis espertos
Organize o canto de estudos com peças que são boas aliadas. As designers de interiores Ana Paula e Grace sugerem nichos e prateleiras para apoio de livros e materiais, móveis volantes (a exemplo de gaveteiros) e armarinhos com porta.
Assim, é possível livrar o tampo da mesa e deixar tudo à mão e em ordem.
Avisos na parede
Calendário, mural, lousa, quadro de recados… Escolha a opção mais adequada para deixar à vista o planejamento diário e os afazeres dos pequenos. “Esses itens estimulam a criança a se organizar, a criar uma rotina e auxiliam também no aprendizado”, aponta Isabel.
Decorar também é preciso
Questões práticas definidas, é hora de dar personalidade ao canto de estudos, deixando-o convidativo. “Gosto de incluir uma decoração lúdica ou um detalhe com uma cor que a criança goste e que a aproxime daquele momento. Ela deve reconhecer que aquele é o espaço de aprendizagem e concentração”, comenta Isabel.
Aqui, vale tudo: uma parede colorida, um papel estampado, adesivos, temas preferidos… Solte a imaginação junto com os filhotes.
Pronto, cantinho arrumado. Boa volta às aulas!