6 presentes dispensáveis para recém-nascidos
Antes de visitar um bebê que acabou de nascer, confira a lista de itens que não nada úteis nos primeiros meses de vida - na opinião das próprias mães!
Depois de chegar ao mundo é comum que o bebê receba visitas ainda na maternidade ou em casa. A família e os amigos próximos aproveitam para conhecê-lo e, muitas vezes, presenteá-lo. Acontece que, apesar da boa vontade, nem sempre as lembrancinhas que os recém-nascidos ganham são realmente úteis. Por isso, fizemos uma lista com produtos que as mães julgam dispensáveis para ajudar aqueles que estão pensando em dar um mimo a uma criança que acabou de nascer. Veja se você se identifica:
1. Sapatinhos
Eles podem ser uma graça, mas é o item menos apreciado pelas mães. Afinal, como o bebê só vai ficar no colo, no berço ou no carrinho, os sapatinhos acabam, muitas vezes, atrapalhando. A leitora Maiara Roncolatto contou que recebeu críticas porque escolheu não colocar o acessório no filho enquanto ele não andasse. “Meu Murilo saiu descalço da maternidade! E já foi ao pediatra descalço também. Os sapatos estão guardados. Por pouco tempo. Já vou desapegar e passar para uma mamãe que veja sentido em limitar os movimentos do seu bebê, pois eu não vejo”, escreveu no Facebook. Outras mães optam por usar meias nesse período – inclusive, algumas disponíveis no mercado imitam calçados.
2. Gorros, luvas e roupas de lã
Produtos desse tipo não são indicados para todas as crianças, pois tudo depende da região – ou estação do ano – em que o bebê vai nascer! A mamãe Andrea Koerich contou que, por morar no calor do Nordeste, esses presentes acabaram sendo desnecessários. O mesmo aconteceu com Júlia Monteiro, porque o pequeno não se adaptou às peças: “Ganhei gorrinhos, já que o meu filho nasceu no inverno. Mas ele sempre detestou. Chorava sempre que tentávamos colocar. Doei alguns, inclusive com etiqueta junto”.
3. Bichinhos de pelúcia
Apesar de serem fofos, eles só serão usados quando as crianças crescerem. “Até hoje eles são inúteis, já que a minha filha é alérgica. Mas concordo que presente é dado com amor”, ressaltou Niceloli Vianna. Outras mães acreditam que as pelúcias podem ser usadas para compor a decoração do quartinho, entretanto, é necessário limpá-las periodicamente.
4. Vestidos
Nos primeiros meses de vida, os bebês quase não saem de casa, passam a maior parte do tempo deitados e precisam se manter mais aquecidos. Por isso, os pais preferem vestir o filho com outro tipo de roupinhas – e tecidos! Esse é o caso da leitora Livia: “Ganhei vestidinhos que nunca usei. Eles não são confortáveis para colocar em recém-nascidos. O ideal são bodies, macacões”. Essa mesma regra vale para camisas e outros looks formais.
5. Brinquedos para crianças mais velhas
Eles podem ser muito legais, mas para outro momento de vida do bebê. No caso dos recém-nascidos, as mães ainda precisam procurar espaço para guardá-los e, às vezes, quando as crianças crescem já não se interessam mais por aqueles brinquedos. A mãe Natty Reina, por exemplo, contou que a sua filha ganhou um cavalinho upa upa e um andador – que nem é recomendado pelos pediatras. É sempre bom ter em mente a fase de desenvolvimento dos pequenos. Que tal presentear o sobrinho, afilhado… com algo assim no aniversário de 1 aninho?
6. Roupinhas de verão
É claro que elas têm utilidade para as crianças, mas nem sempre são usadas por recém-nascidos. “Mesmo neste calor, bebês muito novinhos não podem ficar tão à vontade. Minha filha nasceu em novembro e ganhou uns 60 conjuntos e macacões curtos, quase nada de macacões longos. Tive que trocar”, confessou Katia Vidotti.