Não consegue amamentar? Saiba onde conseguir ajuda

Listamos algumas atitudes que você pode tomar e instituições que pode procurar para receber auxílio em casos de dificuldades na hora da amamentação.

Provavelmente, você vem ouvindo desde antes de ficar grávida que a amamentação é um ato absolutamente natural e instintivo. E então, chega a sua vez e… nada. Você não consegue dar de mamar para o seu bebê. Os sentimentos de desânimo, frustração e culpa se acumulam. Se esse é o seu caso, nós temos uma notícia: você não está sozinha.

Apesar da imagem vendida, amamentar não é tão fácil assim e você não é obrigada a nascer sabendo. Muitas mulheres passam por dificuldades no começo, meio e fim do período de aleitamento e algumas nunca conseguem, por uma série de motivos diferentes. O primeiro passo é ter calma e tentar descobrir o que está causando o problema. A seguir, listamos as várias maneiras de conseguir ajuda.

1. Converse com seu médico a respeito das dificuldades. Descreva o que acontece na hora da mamada, para que ele possa tentar identificar o problema.

2. Peça conselhos a amigas ou familiares que estejam amamentando ou já tenham amamentado. Mas saiba ouvi-las com moderação: elas não necessariamente terão os mesmos problemas que você, mas isso não faz deles menos reais.

3. Busque a ajuda de uma doula. Essas profissionais são mais conhecidas por auxiliarem durante a gravidez e o trabalho de parto, mas também são personagens importantíssimas após a chegada do bebê, ajudando os novos pais com todas as dúvidas que eles tenham a respeito dos cuidados com o pequeno. Você consegue encontrar doulas cadastradas pelo país todo no site Doulas do Brasil, procurando de acordo com a sua região.

4. Entre em contato com uma instituição. Existem vários locais que prestam assistência a mães que estejam com dificuldade de amamentar, tanto por meio de atendimentos e consultas de orientação prática quanto através de grupos de apoio voluntários. Preparamos uma lista com alguns lugares que oferecem esses serviços. Ligue, mande um e-mail, marque um horário. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

AMS BRASIL – Canal de apoio à amamentação fundado por Simone Tenório e maior grupo de aleitamento materno solidário no Facebook

Casa CURUMIN – São Paulo

GAMA – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa  – São Paulo

Companhia da Mama – Salvador

Amamenta – Consultório de Aleitamento Materno – Porto Alegre

Casa Moara – São Paulo

Grupo Samaúma – Campinas

Aleitamento.com – Rio de Janeiro

Matrice – Ação de Apoio à Amamentação – São Paulo

La Leche League – Maceió

5. Procure um Banco de Leite. Em caso de qualquer dificuldade no aleitamento, as mulheres podem contar com uma rede de atendimento dos bancos de leite humano, distribuídos por todo o país, que auxiliam com orientações de profissionais da área médica.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s