Fotógrafa cria projeto para mostrar a realidade da amamentação

Suzie Blake vive na Austrália, é mãe de dois meninos e tem como objetivo empoderar as mulheres que dão de mamar.

Mulheres brancas, magras, maquiadas e que aparentam não ter preocupação alguma enquanto amamentam seus filhos. Inclua essas personagens em cenários em meio à natureza ou mesmo numa capa de revista. Pois é exatamente essa representação do ato de amamentar que sempre incomodou a fotógrafa australiana Suzie Blake, que é mãe de Maximiliano, de 3 anos, e Xavier, de 8 meses. “Eu sinto uma distinta falta de autenticidade nas imagens de mulheres amamentando. Na mídia, a maioria das fotos são altamente estilizadas ou irreais; muitas são pura fantasia”, critica Suzie.

Em protesto a esse padrão, ela criou a série fotográfica What Does Breastfeeding Look Like? (“Como é a amamentação?”, na tradução em português), em que ela fotografa mulheres reais amamentando. “Esse projeto é sobre olhos cansados e zero maquiagem. É sobre vazamentos de leite e cabelos bagunçados. É sobre entregar todas as suas forças para o seu filho de 2 anos enquanto você tenta dar de mamar para o seu recém-nascido. É sobre louças empilhadas na pia e pratos sujos. É sobre vômito no seu ombro e brinquedos no chão. É sobre colocar para fora um spray de leite em cafés e seios inchados em parques. É sobre empoderar as mulheres”, escreve Suzie no tumblr que criou para o projeto.

Seu objetivo é clicar mulheres que queiram mostrar a realidade de amamentar. E a ideia é ultrapassar fronteiras: a fotógrafa também criou uma campanha que pretende arrecadar fundos para levar o projeto ao Reino Unido. “A Europa tem os índices mais baixos de amamentação no mundo inteiro. E o Reino Unido apresenta taxas ainda mais reduzidas. Essa estatística é alarmante, principalmente considerando o fato de que o Reino Unido oferece uma boa licença-maternidade. O que está acontecendo por lá? Bem, é isso que eu quero descobrir”, conta a fotógrafa.

A seguir, confira algumas das fotos que Suzie fez de mães reais.

Suzie Blake Suzie Blake

Suzie Blake Suzie Blake

Suzie Blake Suzie Blake

Suzie Blake Suzie Blake

Suzie Blake Suzie Blake

Suzie Blake Suzie Blake

Suzie Blake Suzie Blake

Suzie Blake Suzie Blake

Suzie Blake Suzie Blake

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s