Receitas de sopas e caldos que ajudam a fortalecer a imunidade

Que tal oferecer opções saudáveis para os pequenos saborearem no frio?

Quem tem crianças em casa sabe que não é fácil encarar o inverno, já que, muitas vezes, as baixas temperaturas e o tempo seco são prejudiciais para a saúde dos pequenos. E nesse período algumas doenças podem surgir – como resfriado, sinusite e até mesmo bronquiolite.

A boa notícia é que algumas medidas simples podem ser tomadas para evitar essas enfermidades. Umidificar o ar, aplicar soro fisiológico no nariz, higienizar bem as mãos, certificar de que o filhote está consumindo líquidos e também alimentos ricos em nutrientes são algumas delas.

Para que os baixinhos enfrentem a temporada de frio saudáveis, selecionamos sopas e caldos que ajudam no fortalecimento da imunidade. Abaixo você confere receitas elaboradas por nutricionistas do Empório da Papinha e do Pequeno Gourmet

1. Sopa com pedacinhos de quinoa, frango e legumes

(Nata_vkusidey/Thinkstock/Getty Images)

Recomendada a partir de 8 meses

Ingredientes:
– 1 xícara de café de quinoa
– 1 xícara de chá de filé de frango
– 1 xícara de chá de abóbora moranga ou cabotia
– 2 xícara de café de chuchu
– 1 colher de sopa de cebola
– 1 dente de alho picado ou massado
– 1 colher de café de óleo de girassol
– 800 ml de água

Modo de Preparo:
Descasque a abóbora e o chuchu tirando todas as sementes. Corte em cubos e reserve. Cozinhe o frango e depois desfie sem descartar o caldo. Reserve. Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola e o alho, adicione os legumes, o frango, a quinoa e a água reservada. Se necessário acrescente mais água. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que todos os legumes e a quinoa estejam cozidos. Bata no mixer ou se preferir amasse no garfo.

Rendimento: 5 unidades.

Benefícios da quinoa: ela é riquíssima em proteína, que participa da construção do sistema imunológico e zinco e lisina, também responsáveis por fortalecer esse sistema.

*Por Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.

2. Sopa de abóbora e sálvia

(Pequeno Gourmet/Divulgação)

Recomendada a partir de 6 meses

Ingredientes:
– 4 xícaras de abóbora picada
– 1 cebola picada
– 1/2 xícara de raíz de salsão picada ou 1 talo de salsão picado
– 1 1/4 xícara de caldo de legumes
– Folhinhas de sálvia
– 2 colheres de sopa de azeite
– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque o forno para pré-aquecer a 180º. Em uma assadeira acrescente a abóbora, metade da cebola e as folhinhas de sálvia. Regue tudo com uma colher de azeite. Cubra a assadeira com papel alumínio (com o lado brilhante para baixo) e leve ao forno por aproximadamente quinze minutos. Retire e reserve os legumes assados. Aqueça uma colher de azeite em uma panela funda, acrescente a cebola restante e a raiz de salsão. Refogue até as cebolas começarem a dourar. Junte os legumes assados e o caldo de legumes. Cozinhe por vinte minutos em fogo médio. Desligue o fogo e bata a sopa com o mixer ou no liquidificador. Tempere a gosto.

Dica: Se for servir como papinha, retire alguns pedacinhos de abóbora antes de bater. Amasse com o garfo e junte um pouquinho da sopa batida.

Rendimento: serve papai, mamãe e filhote.

Benefícios da abóbora: ela é uma boa fonte de vitaminas A, B e C, fibras, ferro, potássio, cálcio, silício e fósforo, além de também ter função antioxidante. Esse fruto previne anemias, auxilia no combate aos vermes e faz bem para a saúde do coração. As sementes – ricas em zinco – ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico.

Por Fernanda Sacolletto, nutricionista e consultora do Pequeno Gourmet.

3. Caldinho de feijão

(Martinturzak/Thinkstock/Getty Images)

Recomendado a partir de 12 meses

Ingredientes:
–  2 xícaras de chá de feijão preto
–  2 folhas de louro
– 1 xícara de chá de cebola picada
– 1 dente de alho amassado ou picado
– 2 tomates sem sementes cortados em cubinhos
– 1 colher de sopa de salsinha
– 1 colher de sopa de óleo de girassol
– 2 litros de água

Modo de Preparo:
Em um refratário, coloque o feijão e cubra-o água. Reserve por 1 hora e escorra a água. Em uma panela de pressão acrescente o feijão, as folhas de louro e a água. Cozinhe por 20 minutos contando a partir do início da pressão. Retire a panela do fogo e aguarde sair todo o vapor. Verifique se os grãos estão todos cozidos e se necessário cozinhe por mais 5 minutos sem pressão. Descarte as folhas de louro. Deixe esfriar e depois bata no liquidificador até ficar um caldo homogêneo. Em uma panela refogue o alho e a cebola no óleo de girassol até dourar. Acrescente o tomate e a salsinha e refogue até murchar. Junte o feijão cozido e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos.

Rendimento: 5 porções.

Benefícios do feijão: ele é rico em zinco, um mineral responsável pela defesa do organismo, combate resfriados, gripes e outras doenças.

*Por Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.

4. Sopa de abóbora japonesa com couve

(Pequeno Gourmet/Divulgação)

Recomendada a partir de 8 meses

Ingredientes:
– 3 xícaras de abóbora japonesa picada
– 1 xícara de cenoura picada
– 1 xícara de cebola picada
– 1 xícara de alho-poró picado
– 1/2 xícara de salsão picado
– 1/2 xícara de pimentão vermelho picado
– 2 dentes de alho espremidos
– 3 folhas de couve bem picadinha
– Talinhos de tomilho
– 1 colher de sobremesa de azeite de oliva
– 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
– 1 litro de água fervente
– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o azeite com a manteiga em uma panela grande. Acrescente a cebola, o salsão e o pimentão e refogue por três minutinhos. Junte o alho-poró e o alho espremido e deixe dourar. Adicione as folhinhas do tomilho, a cenoura e a abóbora. Mexa por dois minutos. Coloque a água fervente, abaixe o fogo e cozinhe por vinte e cinco minutos. Desligue o fogo. Espere amornar um pouco e bata a sopa no liquidificador ou com um mixer. Retorne à panela e acrescente a couve picadinha. Tempere com sal e pimenta a gosto. E se necessário aqueça mais um pouquinho!

Dica: Se for servir para bebês, separe alguns pedacinhos de legumes antes de bater para dar textura e deixe para temperar com sal e pimenta somente as porções dos adultos.

Rendimento: a receita serve 3 adultos e 1 criança.

Benefícios da couve: ela é rica em cálcio (que é essencial para os ossos e dentes), vitamina A  (bom para a visão), fibras (que auxiliam no funcionamento intestinal  e no controle dos níveis de colesterol) e vitamina C – poderoso antioxidante que ajuda no sistema imunológico.

Por Fernanda Sacolletto, nutricionista e consultora do Pequeno Gourmet.

5. Macarrão estrelinha com espinafre e tomate cereja

(TeresaKasprzycka/Thinkstock/Getty Images)

Recomendada a partir de 12 meses

Ingredientes:
– 2 xícaras de macarrão estrelinha
– ½ maço de espinafre
– 2 xícaras de tomate cereja
– 1 xícara de chá de cebola picada
– 2 dentes de alho amassados
– 1 colher de sopa de óleo de girassol

Modo de Preparo:
Lave bem o espinafre em água corrente e deixe de molho em um produto indicado para desinfecção por 10 minutos. Depois escorra a água e lave novamente. Piquei as folhas em pedacinho e reserve. Faça o mesmo com os tomates. Em uma panela coloque a água para ferver com uma pitada de sal e depois adicione o macarrão. Em uma frigideira adicione o óleo, a cebola, os tomates e alho para refogar. Depois de dourados acrescente os espinafres e deixe cozinhar até murchar. Enquanto cozinha, escorra o macarrão e jogue na frigideira. Mexa bem até misturar todos os ingredientes.

Rendimento: 4 porções.
 
Benefícios do espinafreele é rico em ácido fólico e vitamina B9, que auxiliam na formação dos glóbulos brancos, principais mecanismos de defesa do nosso corpo.

*Por Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.

6. Sopa de Cenoura com carne

(Juefraphoto/Thinkstock/Getty Images)

Recomendada a partir de 12 meses

Ingredientes:
– 1 xícara de chá de patinho
– 2 xícaras de chá de cenoura picada
– 2 xícaras de café de cebola
– 2 dentes de alho massados
– 1 colher de sopa de óleo de girassol
– 1 colher de sobremesa de salsinha

Modo de Preparo:
Corte o patinho em cubinhos bem pequenos. Em uma panela de pressão cozinhe a carne até ficar molinha. Reserve. Em outra panela cozinhe a cenoura por 20 minutos ou até ficar bem macia. Bata a cenoura no liquidificador com um pouco de água. Reserve. Refogue a cebola e o alho no óleo de girassol até dourar, adicione a carne e a salsinha e deixe refogar, junte a cenoura e deixe ferver.

Rendimento: 4 unidades.

Benefícios da cenoura: ela é rica em vitamina A, que atua na manutenção das membranas mucosas e do sistema imunológico, evitando infecções e gripe.

*Por Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s