7 dicas de snacks saudáveis para o lanche das crianças

Saiba como usar a criatividade para incrementar o lanchinho do seu filho e ainda garantir uma alimentação nutritiva.

Por Flávia Antunes 6 out 2019, 10h33

Café da manhã, merenda da escola, lanchinho da tarde no fim de semana…Puxa, são tantas refeições que é difícil criar um cardápio variado pros pequenos. Pensando nisso, separamos 7 snacks super fáceis de preparar para crianças a partir de dois anos de idade. E o melhor: todas as comidinhas são saudáveis e substituem os alimentos ultraprocessados. 

A dica da nutricionista materna e infantil Saridiele Oliveira é apostar em ingredientes equilibrados. “Para crianças a partir de dois anos de idade, podemos optar por snacks feitos com leguminosas, tubérculos ou vegetais. Isso pode aumentar o interesse da criança por alimentos saudáveis, como a batata-doce, batata-baroa, inhame, vagem, grão-de-bico, beterraba, vagem, cenoura, ervilha, entre outros”, diz ela. Sabemos que os pequenos torcem o nariz para muitos destes itens, mas o importante é testar novos preparos e incluir sabores diferentes para enriquecer o paladar.

As receitas com estes ingredientes, além de muito simples de fazer, ainda estimulam a mastigação dos pequenos. “Isso auxilia no desenvolvimento da fala e da dentição”, completa a especialista, que recomenda que os pais testem a receita de grão-de-bico.

  • Snack de grão-de-bico

    Esta receita é simples de preparar e fica bem saboroso. Você vai se surpreender como as crianças curtem este tipo de snack que pode ser comido com as mãos!

  • Lanchinhos balanceados

    Claro que sabemos que as crianças amam salgadinhos e biscoitos, e como é difícil trocá-los por opções mais saudáveis. “Minha recomendação é deixar os industrializados mais em casos de emergência, em uma viagem ou em uma festinha, por exemplo”, indica Marina Ossick, nutricionista especializada em pediatria.

    Na hora de montar a lancheira, alguns nutrientes não podem faltar. “O que é importante ter: uma porção de carboidrato do grupo dos cereais, uma porção de proteína e uma porção de frutas e verduras”, diz ela.

    Veja algumas receitinhas indicadas por ela: 

    Mousse de abacate, banana e cacau

    bhofack2/Thinkstock/Getty Images

    Crianças amam chocolate, certo? Banana também costuma ser uma fruta bem aceita. A combinação dos ingredientes com o abacate resulta em uma mousse beeeem cremosa!

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    Muffin de cenoura e abobrinha

    Pedro Rubens/Divulgação

    Perfeito pra um lanchinho da tarde de domingo e, se sobrar, dá pra mandar de lanche na segunda!

    Omelete de forno com cogumelos

    DEA / PRIMA PRESS/Getty Images

    Para quando a fome bate mais forte no meio da tarde, esta omelete de cogumelos é uma excelente fonte protéica.

    Danoninho de inhame

    Esta é bem diferentona! Se você nunca testou o inhame, vai se surpreender com a cremosidade que o ingrediente garante.

  • Perfeitos pra mandar na lancheira

    “Nesta fase, pelo menos um lanchinho deve conter frutas. Elas podem ser descascadas, mas servidas sempre em pedaços – não mais amassadinhas ou raspadinhas – porque ajuda no processo de dentição”, explica Karyne Ferreira Rezende D’Ávila, gastropediatra que compartilha a seguir, algumas receitas testadas em sua casa. 

    “Tem que ter carboidrato e de preferência, opte por ingredientes integrais. Fazer um bolinho com farinha de aveia ou açúcar demerara, por exemplo, é uma melhor opção”

    Bolinho de maçã de liquidificador

    Divulgação/Divulgação

    Delicioso, integral e fácil de fazer: só bater no liquidificador. Perfeitinho, hein?

    Pãozinho de batata inglesa 

    Mari Queiroz/Divulgação

    Este aqui não precisa nem de explicação! Pão de batata é sucesso sempre!

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