7 dicas de snacks saudáveis para o lanche das crianças

Saiba como usar a criatividade para incrementar o lanchinho do seu filho e ainda garantir uma alimentação nutritiva.

Café da manhã, merenda da escola, lanchinho da tarde no fim de semana…Puxa, são tantas refeições que é difícil criar um cardápio variado pros pequenos. Pensando nisso, separamos 7 snacks super fáceis de preparar para crianças a partir de dois anos de idade. E o melhor: todas as comidinhas são saudáveis e substituem os alimentos ultraprocessados. 

A dica da nutricionista materna e infantil Saridiele Oliveira é apostar em ingredientes equilibrados. “Para crianças a partir de dois anos de idade, podemos optar por snacks feitos com leguminosas, tubérculos ou vegetais. Isso pode aumentar o interesse da criança por alimentos saudáveis, como a batata-doce, batata-baroa, inhame, vagem, grão-de-bico, beterraba, vagem, cenoura, ervilha, entre outros”, diz ela. Sabemos que os pequenos torcem o nariz para muitos destes itens, mas o importante é testar novos preparos e incluir sabores diferentes para enriquecer o paladar.

As receitas com estes ingredientes, além de muito simples de fazer, ainda estimulam a mastigação dos pequenos. “Isso auxilia no desenvolvimento da fala e da dentição”, completa a especialista, que recomenda que os pais testem a receita de grão-de-bico.

Snack de grão-de-bico

Esta receita é simples de preparar e fica bem saboroso. Você vai se surpreender como as crianças curtem este tipo de snack que pode ser comido com as mãos!

Lanchinhos balanceados

Claro que sabemos que as crianças amam salgadinhos e biscoitos, e como é difícil trocá-los por opções mais saudáveis. “Minha recomendação é deixar os industrializados mais em casos de emergência, em uma viagem ou em uma festinha, por exemplo”, indica Marina Ossick, nutricionista especializada em pediatria.

Na hora de montar a lancheira, alguns nutrientes não podem faltar. “O que é importante ter: uma porção de carboidrato do grupo dos cereais, uma porção de proteína e uma porção de frutas e verduras”, diz ela.

Veja algumas receitinhas indicadas por ela: 

Mousse de abacate, banana e cacau

 (bhofack2/Thinkstock/Getty Images)

Crianças amam chocolate, certo? Banana também costuma ser uma fruta bem aceita. A combinação dos ingredientes com o abacate resulta em uma mousse beeeem cremosa!

Muffin de cenoura e abobrinha

 (Pedro Rubens/Divulgação)

Perfeito pra um lanchinho da tarde de domingo e, se sobrar, dá pra mandar de lanche na segunda!

Omelete de forno com cogumelos

 (DEA / PRIMA PRESS/Getty Images)

Para quando a fome bate mais forte no meio da tarde, esta omelete de cogumelos é uma excelente fonte protéica.

Danoninho de inhame

Esta é bem diferentona! Se você nunca testou o inhame, vai se surpreender com a cremosidade que o ingrediente garante.

Perfeitos pra mandar na lancheira

“Nesta fase, pelo menos um lanchinho deve conter frutas. Elas podem ser descascadas, mas servidas sempre em pedaços – não mais amassadinhas ou raspadinhas – porque ajuda no processo de dentição”, explica Karyne Ferreira Rezende D’Ávila, gastropediatra que compartilha a seguir, algumas receitas testadas em sua casa. 

“Tem que ter carboidrato e de preferência, opte por ingredientes integrais. Fazer um bolinho com farinha de aveia ou açúcar demerara, por exemplo, é uma melhor opção”

Bolinho de maçã de liquidificador

 (Divulgação/Divulgação)

Delicioso, integral e fácil de fazer: só bater no liquidificador. Perfeitinho, hein?

Pãozinho de batata inglesa 

 (Mari Queiroz/Divulgação)

Este aqui não precisa nem de explicação! Pão de batata é sucesso sempre!

    Comentários
    Deixe um comentário

    Olá,

    * A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s