Continua após publicidade

Temporada da gripe: veja como proteger seu filho

Alguns cuidados podem ajudar na prevenção, mas, se ainda assim o seu pequeno adoecer, saiba como aliviar os sintomas

Por Abril Branded Content
17 ago 2022, 14h15

Todo ano é a mesma coisa: basta a chegada do inverno para as crianças começarem a espirrar, tossir e ter febre, coriza, congestão nasal, dores de cabeça e até abdominais, náusea, vômito e diarreia. 

“Esses sintomas podem sinalizar que seu filho está com gripe, doença provocada pelo vírus Influenza que costuma ter o seu pico entre os meses de abril e setembro, já que as variações bruscas da temperatura, a umidade do ar mais baixa e o aumento da poluição fazem crescer sua concentração na atmosfera”, explica o pediatra e pneumologista pediátrico Gilberto Petty da Silva, destacando, ainda, que os ambientes fechados e com muitas pessoas favorecem sua transmissão e, consequentemente, contribuem para o maior número de casos da doença.

Prevenção da gripe é possível

De acordo com o médico, uma das medidas mais eficazes no combate à gripe é a vacinação, já que a imunização é capaz de oferecer proteção específica contra o Influenza. “Vale, ainda, manter a casa e, especialmente, o quarto da criança sempre muito bem ventilados, deixando as janelas abertas durante um período do dia, para a remoção desses vírus.”

Por outro lado, nos dias muito frios é importante deixar o quarto na temperatura de conforto térmico com o uso de aquecedores. “Nesse caso, coloque um prato com água ou uma toalha molhada no local para umedecer o ambiente, principalmente quando a umidade do ar estiver baixa”, orienta Petty. Outro cuidado importante é evitar a exposição da criança à fumaça de cigarro e ensiná-la a lavar bem as mãos antes das refeições e de escovar os dentes e depois de usar o banheiro ou chegar da rua.

Continua após a publicidade

Para fortalecer o sistema imunológico, ofereça um cardápio que privilegie os alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, limão, caju, goiaba, brócolis e tomate. Também ajuda fazer um passeio pela manhã, já que a exposição ao sol estimula a produção natural de vitamina D, importante para a imunidade do organismo. Deixe que o pequeno brinque ao ar livre e se exercite, essas atividades trazem benefícios para a saúde.

É gripe?

Dores, febre, nariz entupido e outros sintomas mencionados no início podem indicar que seu filho está gripado. “No caso de suspeita de influenza, busque atendimento médico o mais rápido possível para confirmação diagnóstica e avaliação quanto à necessidade de medicamentos antivirais, que apresentam eficácia razoável quando administrados nas primeiras 48 horas do início do quadro. É importante consultar o médico precocemente em função do momento epidemiológico atual, a fim de afastar outros diagnósticos, particularmente de Covid-19, e vigiar possíveis complicações”, ressalta o pediatra.

Em relação ao tratamento, Petty explica que, entre as medidas gerais, para gripes recomendam-se repouso, aumento na ingestão de líquidos, além do uso das medicações sintomáticas, como antitérmicos, descongestionantes e analgésicos. “Como se trata de uma infecção viral, contamos com remédios voltados para o alívio dos sintomas.”

Continua após a publicidade

Nesse sentido, “o Benegrip Multi, cuja formulação contém o antitérmico paracetamol, o descongestionante nasal fenilefrina e a carbinoxamina, um anti-histamínico que ajuda a diminuir a produção de muco nas vias aéreas, é um recurso terapêutico eficaz e seguro, disponível, sob prescrição médica, em doses de acordo com a idade e o peso dos pacientes”, ressalta.

Benegrip Multi
(Benegrip Multi/Divulgação)

Então, se o seu filho estiver gripado, conte com Benegrip Multi. O antigripal líquido é ideal para os pequenos, por sua facilidade e praticidade para ser ingerido. Tem sabor de frutas vermelhas, desenvolvido especialmente para as crianças a partir de 2 anos de idade. Com uma fórmula tudo em um, ajuda no alívio dos principais sintomas da gripe, como congestão nasal, febre e dor de cabeça, por meio de ativos que combatem os desconfortos da gripe de uma vez, sem a necessidade de ingestão de outros medicamentos de forma separada.

Benegrip Multi. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768.

Continua após a publicidade
Publicidade