Morre primeiro bebê nos Estados Unidos infectado pelo coronavírus

O bebê tinha menos de um ano de idade e é o caso mais jovem registrado no país.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 30 mar 2020, 15h48 - Publicado em 30 mar 2020, 11h38
 (greenleaf123/Getty Images)
Continua após publicidade

Após a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) que crianças estavam morrendo por causa do coronavírus (Covid-19), no sábado (28), os Estados Unidos registraram a primeira morte de um bebê infectado pela doença, em Chicago, Illinois.

A única informação liberada pelo Departamento de Saúde do estado é que a criança tinha menos de um ano de idade. E que, segundo a diretora da instituição governamental, Ngozi Ezike, a causa da morte está sendo analisada.  

“Nunca houve uma morte associada à Covid-19 em uma criança. Uma investigação completa está em andamento para determinar a causa da morte. Devemos fazer tudo o que pudermos para impedir a propagação desse vírus mortal. Se não para nos proteger, mas para proteger aqueles ao nosso redor”. afirmou Ngozi. 

A declaração da diretora é um lembrete de que crianças são menos propícias a contrariem a doença, ainda que casos fora do esperado aconteçam. Entretanto, elas podem reter o Covid-19, não apresentarem sintomas e repassarem o vírus para quem faz parte do grupo de risco, que são os idosos.

Outros casos ao redor do mundo

Esse bebê é vítima mais nova da doença nos Estados Unidos. Enquanto que, na Europa, foi um adolescente de 14 anos, chamado Vitor Rafael Bastos Godinho. Ele veio a falecer no domingo (30), depois de ser internado no dia anterior. Até o mesmo, sabe-se que ele tinha psoríase, uma doença que apresenta irritação na pele ou, ainda, erupções ao redor das unhas e das juntas. E que profissionais da saúde acreditam que seja um problema do sistema imunológico.

Continua após a publicidade

No Brasil, há casos de crianças que morrerem com suspeita de coronavírus, em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Entretanto, ainda não há nenhuma confirmação de que essas mortes realmente aconteceram em decorrência da nova doença.

menina-lavando-mãos-coronavirus-frase
(Juliana Pereira/Bebê.com.br)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.