Grávida com HPV pode dar à luz por parto vaginal?
Quem responde é Marcia Datz Abadi, Diretora Médica da MSD Brasil e uma das convidadas da Casa Clã
O HPV, Papilomavírus Humano, pode infectar a pele e a mucosa de homens e mulheres na boca, na região genital ou anal, e é uma IST, ou seja, uma Infecção Sexualmente Transmissível. Se não tratado, ele pode evoluir de forma grave, levando até mesmo ao câncer. É por isso que a vacina é tão importante e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para jovens de 9 a 14 anos, sendo aplicada em duas doses.
+ Quer saber mais sobre HPV? Clique aqui!
Mas, se muito se fala sobre os riscos do HPV, ainda há dúvidas sobre o vírus na gravidez e, sobretudo, no parto: é possível que uma mulher contaminada dê à luz por via vaginal?
“Sim, o HPV não é uma contraindicação para o parto normal“, afirma Marcia Datz Abadi, Oncologista e Diretora Médica da MSD Brasil. “Mas sempre é importante que isso seja avaliado pelo ginecologista obstetra que acompanha a gestante”, alerta. A especialista participou do talk Saúde da mulher: conscientização e vacinação contra HPV como melhores caminhos para a prevenção do câncer, na última sexta-feira, 10, na Casa Clã, ao lado de Andréa Paiva Gadelha Guimarães, Oncologista Clínica do Hospital A. C. Camargo.
A questão é importante, já que, caso haja a presença de verrugas genitais grandes, obstrução do canal de parto ou risco de hemorragia grave, a cesariana pode ser indicada. Como consta na cartilha O que é esse tal de HPV (2022), do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, outra possibilidade é a de cirurgia para retirada das verrugas. De qualquer forma, “a escolha da via de parto (normal ou cesárea), deve ser avaliada pelo médico, individualmente”.
Quer saber tudo que aconteceu na Casa Clã? Clique aqui!
Casa Clã
A Casa Clã aconteceu na Casa Higienópolis (Av. Higienópolis, 758), de 8 a 11/3. O evento foi promovido por Bebê, CLAUDIA, Boa Forma e Elástica, e reuniu uma série de convidadas mulheres muito especiais para celebrar e discutir assuntos do universo feminino.
Com patrocínio de MSD, BuscoFem, mais apoio de Kia, Intimissimi, Calzedonia, LinkedIn e Galderma.