Continua após publicidade

Dia do médico: a importância do pediatra na saúde de crianças

Consultas devem começar ainda no pré-natal e são importantes para acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes

Por Gabriel Bortulini
Atualizado em 18 out 2024, 11h07 - Publicado em 18 out 2024, 07h00
medica-pediatra-menino_Freepik
Os pediatras são os responsáveis por orientar e tirar todas as dúvidas a respeito da saúde do filho, criando verdadeiros vínculos com as famílias (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Nesta sexta, 18 de outubro, comemoramos o Dia do Médico. Apesar das inúmeras especialidades, uma delas é fundamental quando o assunto é a saúde de crianças e adolescentes: a pediatria.

Desde que o bebê nasce até a maioridade, os pediatras são os principais responsáveis por diagnosticar e tratar os problemas de saúde na vida de alguém. Por isso, aproveitamos esta data especial para explicar como esses profissionais podem auxiliar pais e mães.

A importância do pediatra

As consultas periódicas com pediatra são fundamentais já nos primeiros dias de vida. É esse profissional que realizará exames cruciais após o parto, como o teste do pezinho e da orelhinha, por exemplo. Também poderá sanar todas as dúvidas a respeito da saúde dos pequenos.

Além disso, ele vai acompanhar o desenvolvimento da criança ao longo de toda a infância e adolescência, identificando possíveis alterações na saúde dos pacientes.

Continua após a publicidade

Com que frequência devo ir ao pediatra?

As consultas ao pediatra podem iniciar antes mesmo do nascimento do bebê. Os exames de pré-natal são fundamentais para acompanhar a evolução da gravidez, influenciando no sistema imunológico e na saúde do bebê de maneira geral.

Os pediatras criam um verdadeiro vínculo não só com a criança, mas com as mamães e papais: eles são os responsáveis por orientar e tirar todas as dúvidas a respeito da saúde do filho. As consultas devem manter uma frequência: não apenas nos eventuais episódios de doenças, mas como uma rotina necessária para prevenir problemas de saúde.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a frequência dessas consultas varia conforme a idade da criança. De maneira geral, recomenda-se o seguinte:

  • No primeiro mês de vida: pelo menos três consultas;
  • Entre o segundo e sexto mês: uma consulta mensal;
  • A partir do sétimo mês de vida: uma consulta a cada dois meses;
  • A partir dos dois anos: uma vez a cada três meses;
  • A partir dos seis anos: uma vez a cada semestre;
  • Dos sete aos 18 anos: uma vez ao ano.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.