Vídeo mostra o que pode acontecer com o cabelo no pós-parto

O conteúdo foi visualizado mais de 5 milhões de vezes e recebeu comentários de mães estão passando pela mesma situação.

No final de novembro, uma postagem publicada pela cabeleireira Christina Kreitel viralizou nas redes sociais. O vídeo chama atenção para algo que acontece com muitas mulheres no pós-parto: a queda capilar. Na gravação, a americana mostra o estado dos fios de uma cliente que deu à luz há quatro meses.

Até o momento, o conteúdo foi visualizado mais de 5 milhões de vezes e recebeu comentários de mães que passaram ou estão passando pela mesma situação. “Meu Deus! Essa sou eu agora! Encontro os meus cabelos em todos os lugares”, escreveu uma pessoa. “Ganhei o meu bebê em março e continuo tendo queda”, relatou outra seguidora.

Mas por que isso acontece?

Durante a gestação, os fios costumam ficar brilhantes e até mais volumosos, mas geralmente isso muda no pós-parto. “O cabelo tem três fases: ele nasce, se estabiliza e depois cai. O que acontece nos nove meses é que não há a etapa da queda e é como se ele ficasse no período estável”, afirma Adriana Cairo, dermatologista de São Paulo.

Por conta de questões hormonais, cerca de dois a quatro meses depois de dar à luz, os fios começam a cair. “Nesse momento ocorre uma queda fisiológica chamada de eflúvio telógeno, mas na maioria dos casos não percebemos mudanças na estrutura porque isso é determinado geneticamente”, acrescenta a especialista.

Cuidados necessários

Embora o problema seja comum, ele requer atenção. Agendar uma consulta com o dermatologista é a melhor maneira de tratar a queda. “O médico pode prescrever uma vitamina e verificar se está tudo certo ou se o sintoma está sendo causado por algo mais grave como alguma doença autoimune, de tireoide e até mesmo depressão pós-parto”, acrescenta Adriana.

Muitas mulheres acabam se desesperando ao ver fios acumulados no ralo do banheiro e, por esse motivo, passam a não lavá-los com frequência – o que é extremamente prejudicial. Segundo a médica, o cabelo que está caindo está solto e ele só cai no banho por causa da força da água. Não lavá-lo pode acabar ocasionando seborreia e oleosidade, fatores que pioram o quadro.

Tratamentos

Sempre é importante discutir as alternativas com o obstetra e o dermatologista, mas geralmente os profissionais prescrevem vitaminas que ajudam a tratar o problema. Quando a mulher está amamentando, os cuidados devem ser redobrados para preservar a saúde dela e do bebê.

“Gosto de associar o laser no consultório, que tenta aumentar a velocidade e o crescimento capilar, porque não injetamos medicamentos no couro cabeludo de lactantes. As mães que já têm pouco cabelo por natureza são as que mais percebem a queda, mas normalmente a situação é estabilizada depois de 1 a 6 meses a partir da data que ele começou a cair”, afirma a especialista.

Sem desespero

Ficar ansiosa não ajuda a resolver o problema: muito pelo contrário, pode acabar piorando a queda. Procurar um dermatologista e seguir as orientações dadas por ele é essencial, mas não adianta ficar extremamente nervosa com a situação.

“O que vemos no vídeo é uma queda muito acentuada. Não dá para dizer que todas as mulheres no pós-parto vão ter esse sintoma, mas tudo volta ao normal. É interessante acompanhar o caso no consultório pelo menos uma vez por mês – o que também acaba diminuindo a ansiedade da paciente”, finaliza a médica.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s