Os riscos e os benefícios de cada tipo de parto

Normal, natural, cesárea, de cócoras... Conheça os detalhes cada uma dessas alternativas para você ficar tranquila na hora de dar à luz

Por Luciana Fuoco (colaboradora) Atualizado em 4 nov 2016, 17h57 - Publicado em 25 mar 2015, 21h34

O que não falta na vida da grávida é conselho sobre o parto: “Você só se sente completa se for normal”; “cesárea é bem mais prático”; “nada como a tranquilidade do lar”… Fora que muitas famosas também fazem campanha defendendo uma ou outra técnica e influenciando muita gente. Mas decidir a maneira como o bebê virá ao mundo não é tarefa simples e nem sempre depende de você. Tanto que a maioria dos especialistas concorda com um ponto: se tudo vai bem, o parto ideal é o que a mulher escolher por se sentir mais confortável e o controle do nascimento do filho. Se houver complicações ou imprevistos, porém, a opção certa é a que traz mais segurança e benefícios ao bebê e à mãe. Conheça os vários partos e as vantagens, desvantagens e indicações de cada um deles.

Fontes: Abner Lobão Neto, ginecologista e obstetra da Universidade Federal de São Paulo; Alberto d’Auria, obstetra e diretor da Pro Matre Paulista; Eduardo Cordiolli, obstetra e coordenador da maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein; Mario Macoto, obstetra da Pro Matre Paulista; Nylson Szylit, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, todos de São Paulo.

Publicidade