6 mães que falam sobre o corpo no pós-parto nas redes sociais
Amor próprio, aceitação, sororidade, empoderamento... Veja as reflexões e as mensagens que essas mulheres trazem.
Por Luísa Massa
Atualizado em 8 Maio 2018, 18h57 - Publicado em 8 Maio 2018, 16h28
Gerar, abrigar por nove meses e dar à luz uma criança não é uma tarefa simples. A gravidez é um período transformador e cheio de mudanças: ao mesmo tempo em que a sua mente se prepara para a chegada de um bebê, o corpo também passa por adaptações – os seios crescem, a barriga estica e os quadris ficam mais largos.
Ao olhar no espelho depois do parto, muitas mães se sentem incomodadas com o que veem. Já outras encaram as modificações de maneira positiva e enxergam as estrias, a flacidez e as cicatrizes como marcas que trouxeram seus maiores presentes ao mundo. Há, ainda, aquelas que estão construindo a questão e passando por uma fase de questionamentos e aceitação.
A boa notícia é que é possível encontrar nas redes sociais mulheres que debatem o assunto ao compartilhar fotos dos seus corpos com desabafos sinceros. Fizemos uma seleção de seis mães que falam abertamente sobre isso e não deixam de reforçar que cada uma de nós é linda à sua maneira. Confira a lista e se inspire!
Elaine é mãe de 3 crianças: Valentina, de 4 anos, Luigi, de 2 anos, e Vittorio, de 5 meses. Nas redes sociais, ela compartilha dicas de maternidade, mostra a rotina com os filhos e também fala sobre as mudanças do corpo depois do parto. A prática de exercícios físicos, a autoaceitação, o orgulho das marcas que vieram com a gravidez… Tudo isso faz parte das postagens dela. “Ame-se do jeito que você é. Isso vai lhe ajudar a cuidar de si própria e dar um novo olhar para quem você deveria colocar em primeiro lugar na listinha do amor: você mesma”, afirmou Elaine. Recado dado!
“Para cada mulher infeliz com as marcas do pós-parto, há alguém desejando tê-las”. Forte essa citação, não é mesmo? Quando descobriu que estava esperando trigêmeos depois de um diagnóstico de infertilidade, Desiree Fortin ficou extremamente feliz e inicialmente não se importou com as mudanças do seu corpo. E é justamente essa questão que ela aborda ao postar fotos da barriga e compartilhar reflexões que reforçam o amor próprio. “Nossas marcas pós-parto são histórias de esperança, histórias de amor e, às vezes, histórias de perda. Há tanta beleza nos nossos corpos de mãe porque, acima de tudo, eles representam a vida, nossos filhos e o amor inegável que temos por eles”, escreveu em uma publicação.
Nas redes sociais, a atriz e mãe dos pequenos Theo e Bruna fala sobre os padrões de beleza que a sociedade impõe desde cedo para as mulheres. Ela também conta que a sua relação com o corpo mudou completamente depois que pariu pela primeira vez. “Toma teu corpo como se fosse seu, movimenta teu corpo como se soubesse o que é a liberdade de ser quem se é no aqui e agora. É pra tatuar na alma tipo mantra mesmo”, reforça Carolinie.
Mãe do Pedro, de 8 meses, Andressa De Oliveira também trouxe a discussão do corpo no pós-parto para as suas redes sociais. Assim como acontece com a maioria das mulheres, a gestação deixou marcas – como as estrias. Olhar no espelho e lidar com essas mudanças é algo que, para ela, está sendo construído a cada dia. “Não vou ser mentirosa e dizer que amo ter estrias. Mas o fato de não gostar das marquinhas deixadas pela gestação nada tem a ver com o amor que tenho por meu filho! Aplaudir quem exalta as imperfeições é muito legal e bonito, mas aplaudir quem assume o que pensa a respeito de si também é”, opinou em uma postagem.
Você já pensou em escrever uma carta para o seu corpo? Foi isso que Tori fez. Ao compartilhar fotos mostrando as mudanças da gestação, ela contou que se sentiu mal quando começou a ganhar peso ao longo dos nove meses e até chegou a ficar entusiasmada quando os enjoos apareceram e ela perdeu alguns quilos. Hoje, com o filhote nos braços, ela vê as coisas de maneira diferente e diz que sente muito por ter pensado assim. “Eu não era forte, mas sou forte agora. E eu prometo tratá-lo com gentileza, respeito e paciência porque você trabalhou muito para cultivar o meu presente mais precioso de vida”, comentou a mãe.
“Minhas marcas que marcam momentos lindos da minha vida que jamais esquecerei”, comentou Thalia Rodrigues. Mãe do Benjamin, de 8 meses, ela passou a compartilhar fotos da barriga depois do parto – exibindo as estrias e a cicatriz da cesárea. Nas postagens, ela fala sobre o desafio de aceitar as mudanças que surgem, mas sempre lembrando que amor próprio é tudo.