Como encontrar um tempo para cuidar de você após o nascimento do bebê
Entre fraldas e mamadas, é importante que a mulher também cuide de si para o bem-estar e saúde dela e do filho.
Depois que o bebê nasce é natural que o tempo que a mãe tinha para si torne-se incrivelmente reduzido. “No começo o pequeno precisa de alguém que se dedique integralmente a ele, mas é claro que a mulher também necessita estar assistida pelo companheiro, família e Estado”, explica a psicóloga Vera Iaconelli, diretora do Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal – Gerar e doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo.
Porém, conforme o pequeno cresce também é esperado que toda esta necessidade da mãe diminua gradualmente e que a criança fique também com outros cuidadores. “Cada vez mais a mulher vai retomando a vida dela porque um filho não é para consumo próprio. Ele é criado para viver fora das relações com os pais, há algo de lançar o outro para o mundo paulatinamente e para que isso funcione é fundamental que a mãe tenha a vida dela, pois se for tudo para a criança, o pequeno não poderá se lançar para o mundo”, constata Iaconelli. Além disso, a mãe que não dedica um tempo para si ficará muito estressada e isto pode até prejudicar a sua saúde.
A fim de ajudá-la a encontrar um tempo para você, a psicóloga Tania Haberkorn, sócia fundadora do Instituto Mãe Pessoa, elaborou o questionário abaixo. Pergunte-se:
Eu sei quais são as minhas prioridades?
“Não adianta querer pedir se você não sabe o que está precisando. Identifique o que você necessita e comunique para as pessoas a sua volta”.
Eu estou sabendo pedir o que preciso das pessoas a minha volta?
“É um trabalho também conseguir transmitir para o outro o que você precisa e não explodir para o outro o que você necessita”.
Eu estou fazendo um bom uso da minha comunidade?
“Podem ser funcionários, amigos, familiares. A questão é que você precisa ter algum tipo de comunidade que te ajude”.
Estou aberta para receber o que a minha comunidade tem para oferecer?
“Às vezes, precisamos de 10 de coisas, mas a pessoa só pode me oferecer duas e há a possibilidade de pensarmos que se não pode ser do nosso jeito não queremos mais ajuda. Em geral as pessoas não conseguem te oferecer tudo o que necessita”.
Consigo delegar ou preciso fazer tudo do meu jeito?
“É preciso aceitar que o outro tem o jeito dele de fazer. A mãe pode fazer de um jeito e o pai de outro completamente diferente. Há mulheres que não aceitam isso e então precisam fazer tudo. É importante que na hora de delegar você realmente aceite a maneira de fazer do outro, se você delega, mas fica controlando, continua sem tempo para cuidar de si”.
Selecionamos alguns cuidados que as mães precisam ter consigo mesmas, para a saúde e bem-estar dela e do filho, e ensinamos como fazê-los sem que isso prejudique a criação do bebê.